Plástico: entenda o impacto de seu uso no planeta

Você está visualizando atualmente Plástico: entenda o impacto de seu uso no planeta
Arte: CNJ
Compartilhe

Que o uso exagerado de plásticos descartáveis gera muitas consequências e problemas ao meio ambiente, isso já é sabido. O consumo excessivo desse material gera dados assustadores no Brasil. De acordo com a plataforma de educação ambiental “Menos um lixo”, o Brasil produz 11 milhões de toneladas de plástico por ano e ocupa o 4º lugar de maior produtor de plástico do mundo. Esses dados são do Atlas de Plástico, produzido pela Fundação Heinrich Böll com o movimento Break Free From Plastic.

Segundo estudo realizado pela Universidade de São Paulo, a lenta decomposição do plástico no solo e na água gera uma série de substâncias danosas à saúde humana. O lado positivo é que a pesquisa também demonstra que, nos últimos anos a sociedade iniciou um processo de conscientização na tentativa de reduzir o uso de descartáveis, que representam 40% dos resíduos plásticos gerados.

O CNJ está engajado nessa conscientização e na diminuição do consumo de plástico. Estima-se que são consumidos, no Brasil, cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1,5 mil toneladas de resíduos diariamente, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE). A eliminação dos copos plásticos na sede do Conselho foi reforçada pela gestão atual, o que inclusive levou à exclusão do indicador do Plano de Logística Sustentável (PLS). Para estimular a mudança de hábito, foram distribuídas canecas a todo o público interno.

E esse esforço concentrado precisa também de cada um. As pessoas precisam se transformar e priorizar, cada vez mais, a escolha de produtos e hábitos sustentáveis. No Dia do Consumo Consciente, celebrado em 15 de outubro, uma rede de voluntários ligados ao movimento “Greenpeace” listou alguns pontos:

Essas são algumas atitudes que podem ser incluídas na rotina de cada um de nós e que certamente impactam positivamente no ambiente em que vivemos. Sempre é válido lembrar que não existe “jogar lixo lá fora”: o “lá fora” sempre será dentro do planeta terra, nossa casa.