PJe chegará a todas as Varas do Trabalho do interior capixaba

Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-ES) vai implantar o Processo Judicial Eletrônico (PJe) nas sete varas do interior que ainda não possuem o novo sistema. Com isso, a corte capixaba pretende alcançar a meta de implantação do PJe-JT em 100% das Varas do Trabalho até 2014. A primeira instalação será na VT de Linhares, no dia 5 de maio. Depois, o sistema será implantado em Colatina (19 de maio), São Mateus (2 de junho), Aracruz (28 de julho) e Nova Venécia (18 de agosto).

No Fórum de Cachoeiro, o sistema será implantado em duas varas em 1º de setembro. Das 24 varas do trabalho do Espírito Santo, 17 já contam com o sistema eletrônico: as 14 VTs da capital, a Vara de Venda Nova do Imigrante e as duas varas de Guarapari. O PJe-JT também foi implantado na segunda instância e no Posto Avançado de Afonso Cláudio.

A chegada do PJe-JT vai significar uma nova forma de trabalho. Com a intenção de tornar mais fácil e ágil essa mudança, o TRT-ES, por meio da Seção de Capacitação (Secapa), está oferecendo treinamento às equipes das varas do interior. Os cursos de capacitação são ministrados por servidores do próprio tribunal que já utilizam o processo eletrônico.

As equipes do interior foram divididas em dois grupos com três turmas cada. A primeira turma de servidores das VTs de Linhares, Colatina e São Mateus começou o treinamento no dia 24 de março. A previsão é capacitar todas as turmas dos dois grupos até o dia 18 de julho.

Histórico – O Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) chegou ao Espírito Santo no dia 3 de outubro de 2012, quando foi inaugurado nas duas varas de Guarapari e nas ações rescisórias do segundo grau de jurisdição. No dia 13 de novembro do mesmo ano, foi instalado na VT de Venda Nova do Imigrante e no Posto Avançado de Afonso Cláudio.

O PJe-JT  é um sistema nacional de processo sem papel, que tramita exclusivamente pela internet. Inicialmente, foi desenvolvido para atender as necessidades da Justiça Federal, no TRF da 5ª Região (PE). A decisão de adotá-lo como modelo para todo o Judiciário partiu do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) abraçou a iniciativa.

Fonte: TRT-ES