Pesquisa aponta que Justiça Federal cumpre seu papel com efetividade e transparência

Você está visualizando atualmente Pesquisa aponta que Justiça Federal cumpre seu papel com efetividade e transparência
Sede do Conselho da Justiça Federal - Foto: Gil Ferreira/CNJ
Compartilhe

O Conselho da Justiça Federal (CJF) divulgou o resultado de uma pesquisa com 12.582 pessoas sobre o papel, a missão, os desafios e as estratégias adotadas pelo Poder Judiciário Federal na prestação de serviços à população. O objetivo da consulta pública, realizada entre junho e julho de 2020, foi coletar insumos para a revisão das metas do ciclo 2021-2026 do Planejamento Estratégico da Justiça Federal. Dos participantes, 56,9% responderam que a Justiça Federal tem atuado com efetividade. Para 67,8% dos usuários, a transparência está sendo cumprida pelo Judiciário Federal.

Cerca de 71% dos participantes do levantamento são magistrados, servidores, advogados e cidadãos dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A pesquisa está de acordo com o estabelecido pela Resolução CNJ 221/2016, que institui os princípios da gestão participativa e democrática na elaboração das metas do Poder Judiciário.

O levantamento foi elaborado com apoio dos gestores e das áreas de estratégia dos Tribunais Regionais Federais (TRFs). O questionário tratou de consulta sobre a priorização de macrodesafios e opiniões sobre temas que servirão de insumos para a definição das metas estratégicas para 2021-2026. Entre os ouvidos, 80% defenderam priorização da garantia dos direitos fundamentais. Outro tema destacado por 78% dos respondentes foi o enfrentamento à corrupção, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais.

A pesquisa pública foi dividida em três partes e estruturada em 15 perguntas, que foram avaliadas em cinco níveis de satisfação, e contemplou quatro públicos-alvo: magistrado, servidor, advogado e cidadão. O resultado do levantamento está publicado no painel do Planejamento Estratégico da Justiça Federal, no site do CJF, por meio da ferramenta Microsoft Power BI.

Os relatórios dos resultados também estão disponibilizados no Observatório da Estratégia da Justiça Federal, no endereço eletrônico www.cjf.jus.br/observatorio. A plataforma, instituída pela Resolução CJF nº 400/2016, é uma iniciativa destinada a acompanhar, monitorar, motivar e comunicar as ações vinculadas à estratégia da Justiça Federal, descritas na Resolução CJF nº 313/2014.

Desenvolvida internamente ao CJF, apresenta visualizações de indicadores, instruções sobre metodologias de trabalho e, ainda, a organização de documentos de referência na gestão do planejamento, dos projetos e das metas estratégias da Justiça Federal conforme o Artigo 6 da Resolução CNJ nº 215/2015, que dispõe no âmbito do Poder Judiciário sobre o acesso à informação e a aplicação da Lei 12.527/2011.

Fonte: TRF3