Para primeira presidente, Tribunal Federal da 6ª Região enfrentará pós-pandemia

Você está visualizando atualmente Para primeira presidente, Tribunal Federal da 6ª Região enfrentará pós-pandemia
Foto: Guilherme Costa/TV Trade
Compartilhe

Eleita a primeira presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), a desembargadora Mônica Sifuentes declarou que o novo órgão terá o desafio – reflexo da realidade do Judiciário neste momento pós-pandemia da Covid-19 – de conciliar “um modelo de justiça ágil, consistente, efetiva e cada vez mais virtualizada”. E isso com a necessidade de proporcionar um atendimento humanizado à população e com atenção à magistratura e profissionais do novo tribunal.​​​​​​​​​

A magistrada, que tomou posse na sexta-feira (19/8), afirmou que “o mundo pós-pandemia é um mundo diferente de tudo o que já vivemos”. Para ela, a inovação tecnológica, impulsionada nesse período, “trouxe maior agilidade aos processos da Justiça Federal, e também menores custos para a administração pública”, mas “nunca o setor de psicologia dos tribunais atendeu a tantos pacientes”.

Ela comentou que, durante as viagens que fez pelo país na condição de corregedora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), acompanhou de perto as mudanças trazidas ao Judiciário pela pandemia, com estacionamentos e corredores quase vazios – efeito do teletrabalho, que reduziu drasticamente a presença de profissionais e das próprias partes de processos nas instalações físicas da Justiça Federal.

Sentimento

“O nosso maior desafio será, portanto, trilhar o caminho do meio, que fica entre o mundo exterior, cada vez mais materialista e tecnológico, e o nosso mundo interior, que é o caminho do sentimento e do coração, da atenção com o jurisdicionado e dos que necessitarem da Justiça”, resumiu Mônica Sifuentes. Ela lembrou que a ideia de um tribunal moderno, que utilize com segurança e eficácia as novas ferramentas tecnológicas, está na concepção do TRF6.

Os resultados – afirmou a desembargadora – falarão por si, traduzindo os esforços de todos as pessoas envolvidas no processo. “Nós, os juízes federais que servimos em Minas Gerais, assumiremos o compromisso de criar um tribunal que traga não apenas um serviço judicial de qualidade, mas, sobretudo, que restabeleça na população mineira e brasileira a esperança e a fé na Justiça.”

Valorização

A presidente do TRF6 declarou ter plena consciência do significado de uma mulher ser a primeira presidente, em um contexto social de avanços na paridade entre gêneros. “Gostaria que não apenas todas as juízas, promotoras, procuradoras, advogadas, servidoras e profissionais do direito se sentissem aqui representadas. Gostaria que também se sentissem representadas todas as mulheres, mães como eu, ou não, que ainda hoje lutam por um espaço de valorização do seu trabalho e de respeito igualitário pelo ser humano, qualquer que seja o seu gênero, a sua opção sexual ou política, a sua raça, cor, credo ou crença.”

Fonte: TRF6

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária