Papel da Ouvidoria da Mulher é debatido na Justiça Eleitoral do Pará

Você está visualizando atualmente Papel da Ouvidoria da Mulher é debatido na Justiça Eleitoral do Pará
Foto: TRE-PA
Compartilhe

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) promoveu, no dia 2 de agosto, uma roda de conversa com o tema “Ouvidoria da Mulher: um espaço de participação social”. A atividade ocorreu logo após a Sessão Plenária de instalação da Ouvidoria da Mulher do regional paraense, no Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará. Durante o encontro, foram tratadas demandas relativas ao combate da violência contra as mulheres, aos direitos políticos, à igualdade de gênero, às redes de apoio institucionais e ao fluxo da informação no momento da denúncia da violência.

Ouvidora da Mulher do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a desembargadora Tânia Reckziegel ressaltou a responsabilidade e receptividade em relação ao tema no Tribunal. “Fui muito bem recebida aqui e tive acesso a um plano de trabalho já elaborado pelo TRE do Pará. Nossa ideia macro é de formar um grupo de trabalho do TREs e instituições, que fornecerá informações, para sugerir de que forma podemos estruturar nosso organograma e encaminhamentos. Depois, a ideia é fazermos um Encontro Nacional das Ouvidorias das Mulheres, para termos informações mais precisas.”

“Instituímos esse canal de denúncia no TRE do Pará, a Ouvidoria da Mulher. E abrimos o espaço para esse momento de troca de informações e experiências que abrange todas as mulheres: as magistradas, servidoras, terceirizadas, estagiárias, eleitoras, as mulheres trans e as líderes comunitárias. Enfim, todas as mulheres. E a presença da desembargadora Tânia aqui é de grande importância, um grande prestígio. É um momento muito representativo”, afirmou a ouvidora da Mulher do TRE-PA, Rosa Navegantes.

Para o ouvidor do Tribunal, juiz Edmar Pereira, a oportunidade da roda de conversa foi fundamental para a construção dessa vertente no dia a dia. “Só tenho a parabenizar e valorizar a iniciativa da criação da Ouvidoria da Mulher e a abertura para este momento de diálogo. Afinal, a temática merece e deve ser tratada de maneira especializada, particularizada.”

A presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará, Gabriele Maués, destacou que a integração de órgãos e instituições é indispensável. “A Comissão das Mulheres da OAB já vem desenvolvendo um trabalho sério há algum tempo em relação ao tema e a iniciativa do TRE do Pará é superimportante. Nós precisamos desta rede, enquanto mulheres, porque falar deste tema e dos canais de denúncia são fundamentais para visibilizar o problema, serve para tirar esse problema social das profundezas.”

Fonte: TRE-PA

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade