Palestra encerra semana de prevenção ao assédio no Judiciário do Maranhão

Você está visualizando atualmente Palestra encerra semana de prevenção ao assédio no Judiciário do Maranhão
Foto: Ribamar Pinheiro/TJMA
Compartilhe

As delimitações de situações configuradas como assédio moral e sexual no ambiente de trabalho e suas implicações na saúde mental dos profissionais foram discutidas em palestra realizada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), no encerramento da semana de prevenção e combate ao assédio e discriminação, nessa sexta-feira (6/5). A iniciativa busca dar maior visibilidade ao tema.

A ação foi idealizada pela Comissão de Enfrentamento e Prevenção do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do TJMA e reuniu membros da magistratura, servidores, servidoras e demais profissionais que atuam no tribunal. A psicóloga Fábia Karla Castro Alves, com experiência em Gestão de Pessoas e executiva de RH, formação em Administração, Psicofarmacologia e mentoria de carreiras, explicou que o fenômeno do assédio tem ocupado espaços sociais de grande influência, expandindo-se cada vez mais dentro das organizações.

A palestrante apresentou estatísticas nacionais sobre assédio no trabalho que mostram que 52% das pessoas já haviam sofrido algum tipo de assédio e 87,5% não denunciaram por medo de perder o emprego, represálias, vergonha ou culpa. “Ao abordar o tema, o Judiciário contribui para que mais pessoas possam identificar com clareza situações vexatórias e discriminatórias e outras práticas que degradam o ser humano e aviltam as potencialidades.”

A desembargadora do TJMA Sônia Maria Amaral Fernandes, presidente da comissão local, falou sobre a importância de se delimitar conceitos e limites, considerando o evento como primeiro passo para estruturação do trabalho a ser realizado pelo órgão criado em março deste ano. “Assédio tem consequências individual e institucional, é fator gerador de adoecimento e compromete a força de trabalho. Queremos mudar essa cultura disseminando informação, conscientizando, prevenindo, analisando e tratando cada caso.”

Fonte: TJMA

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas