Painel dá transparência a processos sobre violência contra crianças no Piauí

Você está visualizando atualmente Painel dá transparência a processos sobre violência contra crianças no Piauí
Compartilhe

Parte da campanha Maio Laranja, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) publicou um painel de monitoramento com os processos judiciais relacionados à exploração e ao abuso infantil em cada unidade judiciária. Ao dar mais visibilidade, a iniciativa reforça o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes.

Apenas na 6ª Vara Criminal da comarca de Teresina, unidade judiciária que concentra o maior número de processos nesta classe, tramitam atualmente 245 processos referentes a estupro de vulnerável. “Precisamos dar visibilidade a esse problema para seja combatido eficazmente”, explicou o presidente do TJPI, desembargador José Ribamar Oliveira.

A secretária de Gestão Estratégica do TJPI, Lanny Cléo, explica que “o painel de monitoramento é uma ferramenta que será atualizada mensalmente para acompanharmos a quantidade de processos qualificados como estupro de vulnerável e, assim, contribuirmos para o enfrentamento a esses tipos de violência”.

O presidente do TJPI contou que estão sendo realizadas, em maio, várias ações que englobam essa temática, como atividades educativas e publicações especiais nas páginas eletrônicas e perfis em redes sociais. “Estamos abrindo um espaço para dedicação maior a esses processos e chamando a atenção da sociedade para os canais oficiais de denúncia.”

Fonte: TJPI

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais