O impacto das novas tecnologias na administração da Justiça em breve perspectiva comparada e internacional

a experiência brasileira e europeia

Autores

  • Gabriela Lima Barreto UNIFOR
  • Vivian Rodrigues Madeira da Costa Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.54829/revistacnj.v6i2.400

Palavras-chave:

Tecnologias, Administração da Justiça, Inovação jurídica, Transformação digital, Justiça 4.0

Resumo

Considerando-se o avanço tecnológico e o necessário emprego de novas ferramentas na administração da Justiça do século XXI, pretende-se compreender o panorama evolutivo dessa transformação digital, em contexto nacional, bem como volver o olhar às tendências internacionais para analisar, em perspectiva comparada, as perspectivas e desafios existentes. O Conselho Nacional de Justiça participa ativamente do estabelecimento de um marco de Justiça 4.0 e o Poder Judiciário brasileiro já experimenta uma constante atualização tecnológica. Mas, iniciativas como o recente diálogo com a União Europeia, conduzido pelo CNJ, resultam frutíferas no aprofundamento ordenado do uso de novas tecnologias, a serviço da Democracia e do Estado de Direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Lima Barreto, UNIFOR

Advogada, especialista em Direito e Processo Constitucional, Direito e Processo Tributário e Direito Público. Coordenadora de Pós-Graduação, professora, coautora com artigo na obra Direito Exponencial, bibliografia selecionada pelo Superior Tribunal de Justiça.

Vivian Rodrigues Madeira da Costa, Universidade de Lisboa

Doutoranda em Ciências Jurídicas Internacionais e Europeias pela Universidade de Lisboa. Mestre em Governança e Direitos Humanos pela Universidade Autônoma de Madrid. Bacharel em Direito pela UERJ. Advogada no Brasil, na Espanha e em Portugal.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

GABRIELA LIMA BARRETO, G.; RODRIGUES MADEIRA DA COSTA, V. O impacto das novas tecnologias na administração da Justiça em breve perspectiva comparada e internacional: a experiência brasileira e europeia. Revista CNJ, Brasília, v. 6, n. 2, p. 63–76, 2022. DOI: 10.54829/revistacnj.v6i2.400. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/ojs/revista-cnj/article/view/400. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos