Letramento digital do cidadão

proposta inclusiva no âmbito do Judiciário para efetividade ao direito de acesso à Justiça eletrônica

Autores

  • Leila Maria Tinoco Boechat Ribeiro UENF
  • Carlos Henrique Medeiros de Souza UENF
  • Eliana Crispim França Luquetti UENF

DOI:

https://doi.org/10.54829/revistacnj.v5i2.210

Palavras-chave:

Acesso à Justiça. , Direito Humano. , Tecnologias da informação e comunicação. , Inclusão, Letramento digital.

Resumo

A modernização do Judiciário nacional desafia o cidadão ao acesso às tecnologias da informação e comunicação e ao desenvolvimento de habilidades específicas para o exercício de seu direito humano de acesso à Justiça pela via eletrônica. A pesquisa objetiva apresentar a proposta inclusiva do letramento digital do cidadão, no âmbito do Judiciário, a fim de lhe viabilizar o desenvolvimento de tais habilidades. A pesquisa, de cunho interdisciplinar Direito, Sociologia Política, Tecnologias da Informação e Comunicação e Linguística, utiliza-se de metodologia qualitativa quanto ao problema; exploratória quanto aos objetivos; e pesquisa bibliográfica e bibliométrica quanto aos procedimentos técnicos. Conclui-se que o letramento digital do cidadão, promovido pelo Judiciário, constitui proposta inclusiva que efetiva o direito humano de acesso à Justiça eletrônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Maria Tinoco Boechat Ribeiro, UENF

Doutoranda e Mestra em Cognição e Linguagem (UENF), Especialista em Direito Público e Professora de Direitos Humanos (UNIG, Campus V, Itaperuna-RJ), Oficiala de Justiça Avaliadora Federal (JFRJ).

Carlos Henrique Medeiros de Souza, UENF

Pós-doutor em Sociologia Política (PPSP/UENF), Doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ). Mestre em Educação (UFJF), Coordenador da Pós-Graduação (Mestrado & Doutorado) Interdisciplinar em Cognição e Linguagem (PGCL/ UENF).

Eliana Crispim França Luquetti, UENF

Doutora e Mestra em Linguística (UFRJ), Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia Presencial e EAD (Cederj) da UENF e Professora Associada (UENF) e da Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição e Linguagem (PGCL/ UENF).

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

TINOCO BOECHAT RIBEIRO, L. M. .; MEDEIROS DE SOUZA, C. H. .; CRISPIM FRANÇA LUQUETTI, E. . Letramento digital do cidadão: proposta inclusiva no âmbito do Judiciário para efetividade ao direito de acesso à Justiça eletrônica. Revista CNJ, Brasília, v. 5, n. 2, p. 109–124, 2021. DOI: 10.54829/revistacnj.v5i2.210. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/ojs/revista-cnj/article/view/210. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos