A relevância dos precedentes para a eficiência da justiça no Brasil

Autores

  • Oscar Valente Cardoso TRF4

DOI:

https://doi.org/10.54829/revistacnj.v3i2.71

Palavras-chave:

Precedentes, Supremo Tribunal Federal, Código de Processo Civil, Precedents, Brazilian Supreme Court, Civil Procedure Code

Resumo

O artigo examina o papel do Supremo Tribunal Federal na criação (e eventual superação) de precedentes, principalmente a partir de sua regulação pelo atual Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/2015). Ainda, analisa os critérios gerais de elaboração e superação dos precedentes, seus reflexos sobre a concretização dos princípios constitucionais da isonomia e da segurança jurídica, bem como sobre a eficiência das decisões judiciais e a efetividade do direito material. Busca-se, por meio de uma pesquisa explicativa e da revisão bibliográfica do tema, destacar a relevância do STF no desempenho de seu papel de guardião da Constituição e, especialmente, dos princípios constitucionais do processo e das normas fundamentais do CPC, o que abrange a delimitação dos critérios de elaboração e superação de precedentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oscar Valente Cardoso, TRF4

Doutor em Direito (UFRGS). Professor de Teoria Geral do Processo e de Direito Processual Civil em cursos de pós-graduação. Juiz Auxiliar da Presidência do TRF4. Juiz Federal na 4ª Região.

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

VALENTE CARDOSO, O. A relevância dos precedentes para a eficiência da justiça no Brasil. Revista CNJ, Brasília, v. 3, n. 2, p. 92–97, 2019. DOI: 10.54829/revistacnj.v3i2.71. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/ojs/revista-cnj/article/view/71. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos