A gestão documental enquanto ativo impulsionador da eficiência, transparência e responsabilidade do Poder Judiciário

Autores

  • Luis Pereira dos Santos Conselho Nacional de Justiça
  • Renata Pereira Torres

DOI:

https://doi.org/10.54829/revistacnj.v3i2.58

Palavras-chave:

Gestão Documental, Eficiência, Transparência, Estado, Burocracia

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar a relação que existe entre a gestão documental e a eficiência, transparência e a responsabilidade do Estado na gestão e disponibilização dos ativos informacionais para acesso ao cidadão. Especificamente, a aparelhagem estatal deve aumentar a eficiência e a transparência do Poder Judiciário mediante a assunção da responsabilidade pela gestão dos seus ativos informacionais. A gestão científica dos documentos de arquivos deve manter o foco nos arquivos ativos e semiativos; essa ação visa à redução da burocracia e a consequente disponibilização das informações ao cidadão. A metodologia do artigo se desenvolveu mediante a abordagem qualitativa, pois a argumentação se refere àquilo que não pode ser mensurável, uma vez que a realidade e o sujeito são elementos indissociáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Pereira dos Santos, Conselho Nacional de Justiça

Graduado em Arquivística pela Universidade de Brasília (2006), Pós-Graduado lato senso em Gestão de Documentos Eletrônicos: Administração Pública pela AVM Faculdade Integrada (2016; servidor do CNJ).

Renata Pereira Torres

Graduada em Licenciatura em Letras-Espanhol e Letras-Português pela UnB (2008), mestra em Estudos da Tradução pela UnB (2014). Atualmente é professora de Língua Espanhola na Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal.

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

SANTOS, L. P. dos; TORRES, R. P. A gestão documental enquanto ativo impulsionador da eficiência, transparência e responsabilidade do Poder Judiciário. Revista CNJ, Brasília, v. 3, n. 2, p. 56–66, 2019. DOI: 10.54829/revistacnj.v3i2.58. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/ojs/revista-cnj/article/view/58. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos