O impacto do desempenho do advogado na mediação

Autores

  • Rachel Lopes Queiroz Chacur UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.54829/revistacnj.v3i2.54

Palavras-chave:

Mediação, Ambiental, Urbanístico, Código de Processo Civil

Resumo

A temática da utilização dos meios adequados de resolução de conflitos traz a discussão sobre a obrigatoriedade da presença do advogado no ato de mediar as tensões nas relações jurídicas. As mudanças legislativas trazidas pelo Código de Processo Civil Brasileiro integram a política institucional de aplicação de meios alternativos e têm o objetivo de rever a forma de prestação de serviços judiciais, para obter o resultado técnico do processo, com segurança jurídica do direito invocado e entrega do resultado da proteção do processo e do objeto tutelado. Para tanto, é necessário a ruptura do viés ideológico de simplificação da atividade jurisdicional e otimização dos mecanismos adequados, para trazer uma nova metodologia pautada na figura dos atores, sempre destacando a importância da presença do advogado em todos os momentos processuais judiciais ou não judiciais, no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rachel Lopes Queiroz Chacur, UFSCar

Doutoranda em Ciências Ambientais na Universidade Federal de São Carlos - SP. Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade do Oeste Paulista. É especialista na área de Direito Civil e Direito Processual Civil - Escola Superior de Advocacia OAB/SP. Professora de Direito Processual Civil e Prática Jurídica Civil. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e Comitê de Uso e Experimentação em Animais (CEUUA) – 2006-2016. Pesquisadora vinculada a Universidade de Coimbra (2018/2019). Doutoranda bolsista da CAPES/UFSCar. Advogada.

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

CHACUR, R. L. Q. O impacto do desempenho do advogado na mediação. Revista CNJ, Brasília, v. 3, n. 2, p. 98–103, 2019. DOI: 10.54829/revistacnj.v3i2.54. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/ojs/revista-cnj/article/view/54. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos