Contribuições das estatísticas e das pesquisas como mecanismos de criação e avaliação das políticas públicas do Poder Judiciário

Autores

  • Richard Pae Kim Conselho Nacional de Justiça
  • Gabriela Moreira de Azevedo Soares Conselho Nacional de Justiça

DOI:

https://doi.org/10.54829/revistacnj.v3i1.38

Palavras-chave:

judiciário, políticas públicas, diagnósticos, estatísticas, pesquisas, avaliações

Resumo

O Conselho Nacional de Justiça é o órgão competente para supervisionar a atuação administrativa e financeira do Judiciário nacional. Supervisionar, no caso, não significa apenas fiscalizar, mas também participar do processo de modernização da gestão, inclusive, e contribuir para a elaboração dos planejamentos estratégicos de interesse do Judiciário. Este trabalho tem por objetivo descrever as ações do CNJ que tem contribuído para a construção de um judiciário mais transparente e com dados de qualidade que permitam diagnósticos precisos acerca da realidade do Poder Judiciário, necessários para desenvolvimento e acompanhamento das políticas públicas. Também traçaremos um histórico das ações realizadas pelo CNJ no contexto da sistematização e organização de dados, da evolução das estatísticas e dos indicadores, e da evolução das pesquisas que vem contribuindo para a implantação adequada das políticas judiciárias no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Richard Pae Kim, Conselho Nacional de Justiça

Doutor e Mestre em Direito pela USP. Pós-doutorado em políticas públicas pela UNICAMP. Professor dos cursos de Graduação e de Mestrado em Direito da UNIMEP. Secretário Especial de Pesquisas, Programas e Gestão Estratégica e Juiz Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça. Juiz de Direito do TJSP.

Gabriela Moreira de Azevedo Soares, Conselho Nacional de Justiça

Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduação em Estatística pela Universidade de Brasília. Diretora Executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça.

Downloads

Publicado

2019-06-28

Como Citar

KIM, R. P.; SOARES, G. M. de A. Contribuições das estatísticas e das pesquisas como mecanismos de criação e avaliação das políticas públicas do Poder Judiciário. Revista CNJ, Brasília, v. 3, n. 1, p. 84–95, 2019. DOI: 10.54829/revistacnj.v3i1.38. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/ojs/revista-cnj/article/view/38. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos