Habilidades socioemocionais e o magistrado gestor

as soft skills como competências para a liderança organizacional

Autores

  • Jurema Carolina da Silveira Gomes Tribunal de Justiça do Estado do Paraná
  • Larissa Garrido Benetti Segura Conselho Nacional de Justiça
  • Paloma Machado Graf Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.54829/revistacnj.v6i1.305

Palavras-chave:

Hard Skills, Liderança, Gestão de Pessoas, Necessidades humanas universais, Soft Skills

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal apresentar as competências socioemocionais como importante instrumento de identificação de necessidades para a gestão de pessoas no âmbito das unidades judiciárias. Para apresentar esta proposta, o texto perpassa pelos conceitos de soft e de hard skills e como essas habilidades são essenciais para a gestão de pessoas e para a formação de líderes mais humanizados, que reconheçam e desenvolvam, coletivamente, diferentes estratégias inclusivas para o atendimento de necessidades. O percurso metodológico foi construído por meio de pesquisa bibliográfica para apresentar a interlocução entre autores que dialogam sobre as competências socioemocionais e as necessidades humanas universais. Por fim, foi constatado, de modo geral, que as habilidades e as competências socioemocionais são importantes instrumentos para identificação de necessidades e para o aprimoramento do papel de liderança situacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jurema Carolina da Silveira Gomes, Tribunal de Justiça do Estado do Paraná

Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). Mestranda do Mestrado Profissional em Direito pela Escola Nacional de Formação e de Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). Membro do Comitê Gestor de Justiça Restaurativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Larissa Garrido Benetti Segura, Conselho Nacional de Justiça

Assessora jurídica no CNJ. Bacharel em Direito e Mestre em Filosofia pela Universidade de Brasília (UNB). Membro do Comitê Gestor de Justiça Restaurativa do CNJ.

Paloma Machado Graf, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Advogada e pesquisadora. Doutoranda em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Bolsista CAPES. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela UEPG. Coordenadora do GEJUR/UEPG. 

Downloads

Publicado

2022-06-21

Como Citar

DA SILVEIRA GOMES, J. C. .; GARRIDO BENETTI SEGURA, L.; MACHADO GRAF, P. Habilidades socioemocionais e o magistrado gestor: as soft skills como competências para a liderança organizacional. Revista CNJ, Brasília, v. 6, n. 1, p. 85–94, 2022. DOI: 10.54829/revistacnj.v6i1.305. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/ojs/revista-cnj/article/view/305. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos