O princípio constitucional da eficiência e a transparência, analisados sob a ótica do custo da Justiça

como aprimoramento da responsabilidade da entrega da prestação jurisdicional

Autores

  • Demétrio Beck da Silva Giannakos UNISINOS
  • Têmis Limberger UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.54829/revistacnj.v3i1.25

Palavras-chave:

Princípio da eficiência, Custo da Justiça, Inteligência Artificial, Constituição Federal

Resumo

O presente artigo versa sobre uma análise do princípio da eficiência trazido pelo artigo 37 da Constituição Federal, com a pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Justiça denominada de Justiça em Números, em que traz um panorama da estrutura e custo do Poder Judiciário. Este desvelamento dos dados vem ao encontro dos reclamos de transparência dos órgãos públicos. Ao final, faz-se uma análise sobre como a inteligência artificial pode auxiliar o Poder Judiciário no sentido de ser mais célere e eficiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Têmis Limberger, UNISINOS

Têmis Limberger, doutora pela Universidade Pompeu Fabra de Barcelona, estágio pós-doutoral na Universidade de Sevilha, mestrado e graduação em Direito pela UFRGS, professora junto ao PPGD da Unisinos, procuradora de justiça - MP/RS.

Downloads

Publicado

2019-06-28

Como Citar

GIANNAKOS, D. B. da S.; LIMBERGER, T. O princípio constitucional da eficiência e a transparência, analisados sob a ótica do custo da Justiça: como aprimoramento da responsabilidade da entrega da prestação jurisdicional. Revista CNJ, Brasília, v. 3, n. 1, p. 96–105, 2019. DOI: 10.54829/revistacnj.v3i1.25. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/ojs/revista-cnj/article/view/25. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos