Sistema de Justiça pacificador e os 15 anos do Conselho Nacional de Justiça

passado, presente e inovações futuras do Judiciário

Autores

  • Maria Tereza Uille Gomes
  • Raquel Elias Ferreira Dodge

DOI:

https://doi.org/10.54829/revistacnj.v4i1.143

Palavras-chave:

Sistema de Justiça Pacificador, Conselho Nacional de Justiça, Observatório Nacional

Resumo

O artigo trata do Sistema de Justiça Pacificador e dos 15 anos do Conselho Nacional de Justiça: passado, presente e desafios futuros do Judiciário. Celebra os 15 anos do CNJ e usa informações de sua base de dados de acesso público e de referências bibliográficas para analisar sua atuação em três momentos: i) Reforma do Judiciário e criação do CNJ; ii) 15 anos do CNJ; iii) Inovações Futuras do Judiciário. O método utilizado foi a pesquisa histórica e empírica em Direito. O artigo visa examinar a estratégia de atuação do CNJ neste período e sua relevância para a autonomia, integridade, eficiência e efetividade do Poder Judiciário, inclusive com a inédita adoção da Agenda 2030 e a criação do Observatório Nacional. Examina fatos, normas e inovações até a crise da pandemia mundial da COVID-19, apontando desafios do CNJ para cumprir seu papel no futuro do Judiciário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Tereza Uille Gomes

Conselheira do Conselho Nacional de Justiça. Doutora em Sociologia – UFPR; Mestre em Educação – PUC-PR; Especialista em Direito Administrativo e Processual Penal – PUC-PR; Professora do Mestrado em Direito – Universidade Positivo; ex-Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público do Paraná.

Raquel Elias Ferreira Dodge

Mestre em Direito – Harvard Law School – LL.M 07; Ex-Procuradora-Geral da República, Subprocuradora-Geral da República

Downloads

Publicado

2020-06-15

Como Citar

UILLE GOMES, M. T.; DODGE, R. E. F. Sistema de Justiça pacificador e os 15 anos do Conselho Nacional de Justiça: passado, presente e inovações futuras do Judiciário. Revista CNJ, Brasília, v. 4, n. 1, p. 158–178, 2020. DOI: 10.54829/revistacnj.v4i1.143. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/ojs/revista-cnj/article/view/143. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos