Consultoria em Auditoria

Maximizando a Eficiência de Processos no Setor Público

Autores

  • Leonardo Câmara Pereira Ribeiro

Palavras-chave:

Consultoria, Auditoria interna, Auditoria Interna Governamental, compliance, governança

Resumo

A consultoria em auditoria desempenha papel crucial no setor público, caracterizado por regulamentações em constante evolução, pela complexidade nas operações e pela necessidade de informações confiáveis. Este artigo explora a importância e os benefícios da consultoria em auditoria no contexto do Poder Judiciário, destacando seus objetivos, benefícios e seu impacto nas organizações. Ao oferecer visão aprofundada sobre como a consultoria em auditoria pode maximizar a eficiência de processos, reduzir riscos, promover a compliance e fortalecer a governança no setor público, este artigo fornece base sólida para que as entidades enfrentem os desafios de um ambiente em constante mudança.

Biografia do Autor

Leonardo Câmara Pereira Ribeiro

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Luterana do Brasil (2004). Possui Certificação em Control Self-Assessment pelo IIA-Brasil. Possui Pós-graduação em Gestão Pública. Atualmente é Analista Judiciário do Conselho Nacional de Justiça - Assessor I. Atuou como Coordenador de Auditoria Interna, Secretário de Auditoria Interna Substituto,  professor convidado do Instituto Tocantinense de Pós-graduação e da Escola de Gestão Fazendária do Tocantins e como Assessor de Gabinete do Controlador Geral do Distrito Federal - CGDF. Lecionou as disciplinas de Administração Financeira e Gestão de Custos na Faculdade Católica do Estado do Tocantins. Tem experiência na área de Auditoria Interna Governamental.

Referências

:09] Leonardo Camara Pereira Ribeiro

BRASIL. Resolução CNJ n. 308 DE 11 DE MARÇO DE 2023 – Organiza as atividades de auditoria interna do Poder Judiciário, sob a forma de sistema, e cria a Comissão Permanente de Auditoria. DJe/CNJ nº 90/2020, de 1º/04/2020, p. 2.

BRASIL. Resolução CNJ n. 309 DE 11 DE MARÇO DE 2023 – Aprova as Diretrizes Técnicas das Atividades de Auditoria Interna Governamental do Poder Judiciário – DIRAUD-Jud e dá outras providências. DJe/CNJ nº 90/2020, de 1º de abril de 2020, p. 5-16.

U.S. Government Accountability Office (GAO). Government Auditing Standards. Washington, D.C.: U.S. Government Publishing Office.

BRASIL. Controladoria-Geral da União (CGU). Secretaria Federal de Controle Interno (SFC). Modelo de Relatório de Auditoria para orientação interna. < Disponível em: https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/64452. Acesso em 15/09/2023)

SANT’ANNA,, Diocesio. Consultoria em auditoria governamental : o que é – para que serve – como fazer / Diocesio Sant’Anna.– Belo Horizonte : Fórum, 2021.

Repositório de Conhecimento da CGU: Relatório de consultoria: Modelo

Downloads

Publicado

2024-01-18

Como Citar

Câmara Pereira Ribeiro, L. (2024). Consultoria em Auditoria : Maximizando a Eficiência de Processos no Setor Público. Anais Do Fórum Permanente De Auditoria Do Poder Judiciário, 1(1), 6–9. Recuperado de https://www.cnj.jus.br/ojs/forumpermanenteauditoriapj/article/view/552