Na última terça-feira (28/2), os oficiais de justiça do Fórum Desembargador Sarney Costa, no Maranhão, reuniram-se no Auditório do Júri do anexo para discutir procedimentos, rotinas de trabalho e sugestões de melhoria pertinentes à Central de Mandados. A Central de Mandados passará a padronizar os métodos de trabalho com o propósito de oferecer um suporte maior à execução dos atos realizados pelos oficiais de justiça e pelas Secretarias Judiciais.
Ao convocar a reunião, o chefe da Central de Mandados, Daniel Mendes de Morais Sousa, solicitou aos magistrados e secretários judiciais que encaminhassem reclamações e sugestões para o setor. O maior índice de reclamações partiu da área Criminal e diz respeito à necessidade de os oficiais realizarem uma diligência mais apurada, a fim de esgotar todos os meios possíveis de encontrar as partes.
De acordo com Daniel Mendes, a maior parte das reclamações deve-se ao fato de que o oficial era um especialista e, agora, com a Central de Mandados, passou a ser generalista, atuando em todas as áreas – Cível, Criminal, Família, Fazenda Pública e Júri. “Vamos realizar uma análise aprofundada dos procedimentos de trabalho específicos de cada área, readequando-os conforme necessário, de forma a prestar uma Justiça mais célere à sociedade”, destacou o chefe da Central de Mandados, Daniel Mendes.
Após relatar as reclamações e sugestões recebidas, o chefe da Central cobrou, dos oficiais, agilidade no cumprimento dos mandados e afirmou que, nos próximos dias, irá se reunir com a juíza auxiliar da Corregedoria, Alice Prazeres Rodrigues, para entregar as sugestões de alteração do Provimento nº 18/2011 – CGJ, elaboradas pelos oficiais. Segundo Daniel, se essas sugestões forem aceitas, a central funcionará da melhor forma possível.
No encerramento da reunião, Daniel Mendes informou que está tentando viabilizar junto à Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam) a realização de cursos de reciclagem voltados para os oficiais de justiça.
Do TJMA