Obra para crianças contra trabalho infantil ganha versão em vídeo e podcast

Você está visualizando atualmente Obra para crianças contra trabalho infantil ganha versão em vídeo e podcast
Arte: TRT7
Compartilhe

O Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem no Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) lançou, neste mês de férias escolares, vídeo legendado e podcast baseados no livro “Lauro e os Palhacinhos do Sinal”. A obra, de autoria de Thais Evangelista e Frederico Brito, servidores da Justiça do Trabalho do Ceará, traz o personagem Lauro apresentando questionamentos que, de forma simples e sensível, mostram os motivos pelos quais a realidade do trabalho infantil deve ser investigada e combatida de forma permanente, até sua erradicação.

A gestora regional do Programa no TRT7, juíza Karla Yacy, destaca que a iniciativa garante acessibilidade e maior alcance da história entre as crianças. “O momento escolhido para o lançamento, coincidindo com as férias escolares, tem o objetivo de proporcionar este momento lúdico às crianças, ao mesmo tempo em que semeia uma mensagem tão importante, de que todos podemos, unindo forças, erradicar o trabalho infantil. E que esta tarefa começa por entender o problema.”

A autora e o autor festejam o lançamento do livro em outros formatos. “Que ele possa ser utilizado em escolas e bibliotecas e que atinja um público maior. Ele vem para agregar maior acessibilidade e trazer ainda mais ludicidade ao projeto”, explica Frederico Brito. “Espero que tanto o livro quanto o filme possam levar à reflexão e à conscientização de que a criança é um sujeito detentor de direitos”, afirma Thais Evangelista.

Bibliotecária do TRT7 e colaboradora da obra, Rejane Albuquerque espera que as instituições de caráter educativo possam utilizar a peça como recurso lúdico educativo na sensibilização e conscientização sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil na vida das crianças e adolescentes. “Que a experiência de leitura da obra Lauro e os Palhacinhos do Sinal possibilite grandes reflexões e mudança de comportamento.”

Ilustrações e animação

“Na nossa cidade é muito comum vermos crianças na rua, carregando o peso de uma responsabilidade que não é delas! Então tentei, através do meu traço de ilustração, representar o que o estava escrito no texto, lembrando de cenas comuns vistas por mim”, reflete Marcilene Damasceno. Ela é a ilustradora que contou a história por meio dos desenhos. Marcilene foi estagiária da Divisão de Comunicação Social do TRT7 e atualmente é designer e ilustradora.

O motion designer Demetrius Abreu sempre teve interesse em transformar um livro infantil em uma animação. O livro do Lauro foi a oportunidade de colocar isso em prática. “Todo o processo foi feito com muito carinho e com atenção aos detalhes, procurando passar a delicadeza das ilustrações para as animações, transições de cena, trilha sonora”, conta. “Eu acho muito gratificante usar o meu trabalho e meu conhecimento para algo que pode, de alguma forma, ajudar a melhorar a realidade das pessoas”, afirma Demetrius, que faz parte de equipe de audiovisual de uma produtora de conteúdo educacional.

Podcast

Lançado em março, o podcast “Gotas de Odisseias” faz parte do Projeto Odisseias Literárias, do TRT7, que estimula a prática da leitura e escrita literária. A obra infantil “Lauro e os Palhacinho do Sinal” ganhou uma audionarração no projeto, que pode ser acessada pelas principais plataformas de áudio.

Fonte: TRT7

Assista a animação no YouTube