O mutirão pré-processual envolvendo conflitos do Banco Santander – concluído no final de março – resultou em 91,4% de acordos. A iniciativa foi promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O objetivo da iniciativa foi solucionar pendências de clientes com a instituição financeira sem a necessidade de ajuizar processo na Justiça.
De acordo com a gerente regional de Negociações e Crédito do Santander, Angelita Xavier Arantes, a parceria com o TJCE é favorável ao cidadão. “O cliente se sente seguro em negociar porque está na presença de um conciliador, profissional habilitado para auxiliá-lo a resolver o problema”, disse.
A supervisora do Núcleo, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, destacou a disposição dos representantes do banco para solucionar as pendências dos consumidores. “Esperamos que outras instituições sigam esse bom exemplo, pois a conciliação é o melhor caminho para a pacificação dos litígios”.
De acordo com a estatística divulgada pelo Núcleo, de 35 audiências realizadas, 32 resultaram em consenso, sendo que apenas três não terminaram em acordo. Alem disso, cinco sessões foram agendadas para ocorrer na própria agência bancária. O juiz coordenador Carlos Henrique Garcia Oliveira, titular do 2º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, homologará os acordos em até 15 dias.
O Núcleo também realizou pesquisa de “Gestão de Qualidade” sobre o atendimento feito junto às partes. A cliente O.G.N., que teve o problema solucionado, afirmou que o “Tribunal está de parabéns pelo serviço de excelente qualidade que presta à sociedade”. O mutirão teve início no último dia 26. A equipe do Núcleo tem como gestora Veridiana Monteiro Chaves, assessora pedagógica da Presidência do TJCE.
Do TJCE