Novo editor de texto do PJe passa por últimos testes

Você está visualizando atualmente Novo editor de texto do PJe passa por últimos testes
Apresentação do novo editor do PJe. Foto: Gil Ferreira/Agência CNJ
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) iniciou os últimos testes com o novo editor de textos que integrará o Processo Judicial Eletrônico (PJe). O objetivo é que, a partir de janeiro de 2020, todos os documentos, no contexto do CNJ, produzidos na plataforma sejam processados no Writer – um editor de texto multiplataforma disponível na suíte LibreOffice. A ferramenta foi customizada para atender às necessidades do PJe.

Com a mudança, a produção de documento deixa de ocorrer em HTML e passa a ser feita em um software próprio, de código aberto compatível com vários formatos de softwares. Ao apresentar as mudanças e chamar os servidores do CNJ a efetuar testes com o novo processador de textos, o juiz auxiliar da Presidência do CNJ Bráulio Gabriel Gusmão destacou que o PJe dá um salto de qualidade para atender à demanda por melhoria que o usuário precisava. “O novo editor permite manter uma formatação adequada de documentos produzidos no PJe. O usuário vai poder trabalhar num editor de textos que ele está acostumado no dia a dia e ter a mesma experiência de produção de documentos”, ressaltou.

A fase de testes foi iniciada na sexta-feira (6/12) por usuários do CNJ, conselheiros e assessores. De acordo com o juiz auxiliar, após concluída a fase de testes, em janeiro, o novo processador de textos do PJe começará a funcionar no CNJ e, em seguida, será disponibilizado para todos os tribunais, que farão a implantação e a homologação nas versões que utilizam.

Política pública

A implantação do PJe em todos os tribunais do país é uma política pública do Poder Judiciário. Está prevista na Resolução CNJ n. 185 e atende aos princípios constitucionais que orientam a de economicidade, publicidade e eficiência. Atualmente, pelo menos, 71 tribunais de todo o país utilizam o PJe. Os processos judiciais ingressados na Justiça do Trabalho e na Justiça Eleitoral, por exemplo, tramitam integralmente no PJe. Com uma arquitetura colaborativa, as últimas versões do PJe estão sendo desenvolvidas em diferentes frentes, com a cooperação de diversos tribunais.

Jeferson Melo
Agência CNJ de Notícias