O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, inauguraram nesta quinta-feira (3/02) nova unidade prisional com 576 vagas, destinada ao acolhimento de presos condenados em regime fechado. Foram investidos R$ 33,6 milhões de recursos próprios do Governo do Estado na construção da penitenciária.
Essa é a 24ª unidade prisional inaugurada pelo Governo do Espírito Santo desde 2003, quando teve início um programa de reestruturação do sistema penitenciário do Estado. Desde então, foram criadas 8.972 vagas no sistema penitenciário capixaba e outras 1.012 vagas estão em construção.
A nova penitenciária começará a ser ocupada nos próximos dias. A ocupação será gradual, respeitando os limites de segurança, e para lá serão levados presos já condenados que atualmente estão na Casa de Custódia de Vila Velha, que será desativada.
O novo complexo de Vila Velha, onde será inaugurada a Penitenciária, está localizado no Km 313, da BR-101 Sul, em Xuri, Vila Velha. A área é conhecida como Fazenda Santa Fé.
Fonte: Secretaria de Justiça do Espírito Santo