No encerramento do III Fonacor, corregedores assinam carta compromisso

Você está visualizando atualmente No encerramento do III Fonacor, corregedores assinam carta compromisso
Compartilhe

“A Corregedoria Nacional de Justiça caminha de mãos dadas com a magistratura, em defesa dos interesses da cidadania e na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Essa atuação harmônica e voltada à eficiência é essencial para a construção do Poder Judiciário acreditado que todos queremos”. A declaração foi feita pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, durante a cerimônia de encerramento do III Fórum Nacional das Corregedorias (Fonacor) nesta segunda-feira (8/6).

O evento, realizado de forma integralmente remota, em razão da pandemia da Covid-19, reuniu mais de 400 pessoas, entre corregedores, representantes de corregedorias de Justiça de todo país e servidores do Judiciário, com o objetivo de discutir o aprimoramento da atuação dos órgãos correcionais do Poder Judiciário. A conclusão dos trabalhos foi marcada pela leitura e aprovação da carta compromisso do Fórum, com ações e diretrizes a serem implementadas por cada corregedor em seus respectivos tribunais.

Leia a íntegra da Carta III Fonacor

Aprimoramento

O documento reafirma as discussões de todo o evento e oficializa o comprometimento das corregedorias de Justiça na implantação do sistema PJeCor; no estímulo ao desenvolvimento e implementação da Justiça itinerante e na fiscalização do cumprimentos das determinações e recomendações feitas pela corregedoria nacional nas inspeções realizadas nos tribunais; do prazo de 100 dias para movimentação dos processos prioritários e críticos; da prática de atos extrajudiciais eletrônicos, inserindo a rotina nos protocolos de inspeção/correição das corregedorias e do cumprimento das metas nacionais do Poder Judiciário.

A Carta reitera, ainda, o compromisso das corregedorias com a efetiva implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 das Nações Unidas, e também destaca a importância das corregedorias acompanharem a implementação das medidas adotadas pelo tribunais na retomada gradual dos trabalhos presenciais, suspensos em razão da pandemia, assim como a fiscalização da política de segurança da informação, junto às serventias extrajudiciais, prevista no Provimento 74/2018, como medida de diminuir riscos diante do aumento da prestação de serviços remotos.

“Devemos tordos marchar unidos em prol da melhoria na atividade jurisdicional.  Para isso, é preciso estabelecer padrões e procedimentos uniformes também no que diz respeito à gestão judicial”, disse Humberto Martins.

Padrão único

Segundo o ministro, o cidadão brasileiro, quer viva no Acre, em São Paulo ou no Rio Grande do Sul, deve ter igual possibilidade de acesso à uma Justiça efetiva e apta a tutelar seus direitos fundamentais, daí a necessidade de serem estabelecidos padrões mínimos de atuação do Judiciário em todo o território nacional, inclusive nas corregedorias, uma vez que o regime disciplinar da magistratura nacional é único e a lei orgânica uma só.

“As corregedorias, como órgãos de controle da conduta ético disciplinar, e como importantes órgãos de gestão, devem se valer de procedimentos uniformes e aplicados da mesma forma por todos os órgãos do Poder Judiciário, de todos os segmentos de justiça”, complementou o corregedor nacional.

A encerrar o encontro, Humberto Martins também lembrou dos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus, da necessidade da modernização tecnológica dos tribunais e da importância da tramitação eletrônica de processos, destacando, contudo, que a união de esforços é mais importante atitude a ser tomada em momentos de dificuldade.

“Encerro esse encontro desejando a todos sucesso, coragem e sabedoria para o enfrentamento dos desafios que virão. É necessário que todos nós nos dediquemos de corpo e alma à causa da magistratura, para que possamos travar o bom combate dos fortes e vitoriosos, para que possamos dar a nossa contribuição e deixar a nossa marca na construção do país que todos nós queremos”, concluiu o corregedor nacional.

Agência CNJ de Notícias