Mutirão resulta em 378 sentenças em cinco dias em Colatina (ES)

Você está visualizando atualmente Mutirão resulta em 378 sentenças em cinco dias em Colatina (ES)
Compartilhe

O 1º Juizado Especial Cível de Colatina realizou, entre os dias 08 e 13 de julho, um mutirão que resultou em 378 sentenças proferidas. O objetivo da ação, que envolveu, além do juiz, servidores e estagiários do Juizado e, ainda, um estagiário cedido pelo 3º Juizado Especial da mesma Comarca, era julgar todos os processos conclusos para sentença do ano de 2015.

De acordo com o juiz Bruno Silveira de Oliveira, titular do Juizado, o resultado foi alcançado, ficando pendente de sentença um único processo, que se encontra em fase de restauração.

Para o magistrado, os resultados só foram possíveis graças ao desprendimento, ao espírito de equipe e ao grande esforço de todos os servidores e estagiários envolvidos, que se dispuseram a trabalhar inclusive durante o fim de semana.

Atualmente, o juizado está trabalhando em processos do ano de 2016, mas a meta para 2018 é possuir apenas conclusões (para sentenças, despachos e decisões) com menos de 100 dias. “A meta é chegar a 2018 e não termos nenhum processo concluso há mais de 100 dias”, disse o juiz. Atualmente, os despachos e as decisões, de um modo geral, encontram-se nessa situação.

No ano de 2016, os juizados de Colatina receberam uma grande demanda em decorrência do desastre ambiental de Mariana. Foram distribuídos, em média, 600% a mais de processos do que o usual. “Se não nos organizarmos com empenho e criatividade, não conseguiremos atender a contento a massa escomunal de feitos que se avolumaram desde então”, destacou, ainda, o magistrado, ressaltando a participação de todos os envolvidos no trabalho: “Todos aqueles que participaram desse esforço coletivo, de forma absolutamente voluntária e gratuita, são dignos do maior aplauso”, concluiu o magistrado.

Segundo dados divulgados pelo juiz Bruno Silveira, a unidade produziu 1068 sentenças, 576 decisões e 1933 despachos durante o mês de julho.

Fonte: TJES