Mutirão Indígena em Barra do Corda (MA) expede certidões com registro da etnia

Você está visualizando atualmente Mutirão Indígena em Barra do Corda (MA) expede certidões com registro da etnia
Mãe e pai aproveitaram o mutirão e fizeram o registro de nascimento do pequeno Jocilan Guajajara, de seis meses de idade - Foto: Asscom CGJMA
Compartilhe

Ao longo da última semana, de 20 a 22 de março, o Poder Judiciário do Maranhão realiza mutirão de registro civil e reconhecimento de paternidade direcionado aos povos indígenas Guajajara e Kanela, dos territórios Canabrava e Roteador no município de Barra do Corda, localizado a 450 km de São Luís. O mutirão é resultado de uma parceria efetivada pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/MA), Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça (TJMA), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Defensoria Pública Estadual (DPE/MA), Cartório do 2º Ofício Extrajudicial, e Município de Barra de Corda.

O objetivo da ação é levar aos indígenas que vivem perto das áreas urbanas, documentos essenciais para o exercício da cidadania, além de buscar a erradicação do subregistro civil de nascimento dos povos originários. Por meio do Provimento CGJ n.º 49/2022, que dispõe acerca do assento de nascimento de indígenas no Registro Civil de Pessoas Naturais, os indígenas passaram a ter o direito de registrar os filhos e filhas com nomes originários. “No assento de nascimento do indígena, integrado ou não, deve ser lançado, a pedido do apresentante, o nome indígena do registrando, de sua livre escolha. Também deve ser observada pelo cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais a escrita de caracteres especiais próprios da linguagem desses povos”, frisa o artigo 2º do documento.

O assento de nascimento de indígena, enquanto não integrado, é facultativo no Registro Civil de Pessoas Naturais e pode ser expedido com base no Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), que é um documento administrativo fornecido pela FUNAI, instituído pelo Estatuto do Índio, Lei nº 6.001 de 19 de dezembro de 1973

Segundo a juíza Adriana Chaves, integrante do Comitê de Diversidade do TJ, a participação da comunidade indígena superou positivamente as expectativas da organização, com 160 atendimentos realizados em apenas dois dias de mutirão. “O serviço mais procurado pela comunidade indígena é o de retificação de registro civil com inserção do sobrenome e etnia no documento, muito procurado principalmente pelos Guajajara”, pontuou a magistrada.

Além da retificação, em certidões de nascimento ou casamento, os povos originários também estão buscando a expedição da 2ª via do registro de nascimento, registro de óbito tardio e reconhecimento de paternidade, com o auxílio do Ministério Público, Defensoria Pública Estadual e Cartório do 2º Ofício Extrajudicial.

Nesta terça-feira, 21, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, participou das ações do mutirão, que acontecem no salão do Tribunal do Júri do Fórum Desembargador Augusto Galba Falcão Maranhão. Durante a visita, acompanhou os atendimentos realizados pelas equipes e conversou com os indígenas, em sua maioria, da etnia Guajajara. “É uma superestrutura que disponibilizamos com os órgãos parceiros, para dar aos povos originários a plena oportunidade de registrar suas crianças, expedir 2ª via de documentos, fazer o reconhecimento de paternidade e ter o direito de acrescentar a etnia em seu nome, inclusive utilizando caracteres especiais se for o caso. É questão de pertencimento, de direito civil, por isso é prioridade de todo o Poder Judiciário e dos parceiros aqui presentes”, ressaltou o corregedor.

Presente ao mutirão, o desembargador Sebastião Bonfim, que é filho de Barra do Corda, exaltou a iniciativa e afirmou que o mutirão é inserção social direcionada aos povos indígenas. A busca pelos serviços, segundo o magistrado, demonstra a assertiva decisão do Poder Judiciário em realizar essa oferta de cidadania. “Hoje acompanhamos a expedição do registro civil de nascimento para um indígena com 82 anos de idade e para um casal na faixa etária dos 25 anos, com dois filhos, comprovando a necessidade dessa ação aqui na comarca”, avaliou.

Maique Pompeu Cruz, da comunidade indígena Y’ha’o, localizada a 27 km da zona urbana de Barra do Corda, procurou o mutirão para acrescentar em seu registro de nascimento o sobrenome Guajajara. “É uma ação muito gratificante, pois a partir de agora passo a ter o sobrenome da minha etnia gravada em meu registro, e se não fosse o mutirão certamente ficaria para depois”, afirmou.

Segundo o cacique Reinaldo Guajajara, cerca de 25 famílias da comunidade indígena Y’ha’o devem buscar os serviços do mutirão até a próxima sexta (24). “Muitas famílias vêm resolver pendências de vários anos aqui no mutirão da Justiça, desde o tão sonhado registro que não foi feito, até o acréscimo da nossa etnia no documento. Certamente é um momento muito positivo para todos que vivem na nossa comunidade”, pontuou o líder indígena.

O pequeno Jocilan Gregorio Cadete Guajajara nasceu no dia 11 de setembro de 2022, mas somente agora, com o mutirão indígena, foi registrado pelos pais Sivaldo Guajajara e Luana Guajajara, que aproveitaram a oportunidade para inserir a etnia em seus registros de nascimento. “Moramos na Aldeia Jacu, que não é tão longe de Barra do Corda, mas o registro da criança foi ficando para depois, aí, com o mutirão, viemos com toda a nossa comunidade resolver as pendências da família toda. Agora nosso filho está registrado e com a nossa etnia Guajajara descrita no documento”, comemorou Sivaldo.

Fonte: TJMA

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais