Mutirão da 15ª Vara Criminal de Maceió (AL) realizará 210 audiências nesta sexta-feira

Compartilhe

Ao todo, 210 audiências serão realizadas, nesta sexta-feira (20/11) na 15ª Vara Criminal de Maceió (AL), como resultado do mutirão promovido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), com o apoio do Programa Integrar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desde setembro, uma equipe do Programa Integrar está trabalhando na capital alagoana no intuito de auxiliar na modernização do Judiciário do Estado. As audiências serão realizadas no Fórum de Maceió, que fica no bairro do Barro Duro, a partir das 8h. As audiências buscam solucionar processos que tratam de crimes relacionados a tráfico de drogas.

A força tarefa desta sexta-feira (20/11) faz parte do mutirão das varas criminais de Maceió, que começou no dia 7 de novembro e vai até o dia 18 de dezembro, com o objetivo de dar vazão ao estoque de processos, sobretudo àqueles alvos da Meta 2 (distribuídos antes de 31 de dezembro de 2005). A expectativa é de que até o final do ano, cerca de 1.500 audiências de instrução criminal sejam promovidas às sextas-feiras, para solucionar ações judiciais envolvendo crimes de homicídio, latrocínio, roubo, entre outros.  Outros 240 júris deverão ser realizados para colocar fim a processos envolvendo crimes de homicídio.

Na última sexta-feira (13/11), foram realizadas 100 audiências na 4ª Vara Criminal de Maceió, como parte do mutirão. As audiências foram direcionadas a processos de porte de armas de fogo, estelionato, furtos e roubos e contou com a participação de cerca de 200 pessoas entre juízes, servidores, advogados e promotores. Novas audiências estão programadas para ocorrer nas demais varas criminais da capital nos dias 27 de novembro, 04, 11 e 18 de dezembro.

Mutirão de júri – Também como parte das atividades do Integrar, no próximo dia 28 será realizado o segundo mutirão do júri em Maceió. Ao todo 40 júris serão realizados para julgar crimes de atentado contra a vida, como homicídio. Um total de 20 juízes de Alagoas participará da força tarefa, que será realizada em 20 salas da Faculdade de Direito do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), adaptadas para servir como um tribunal. No primeiro mutirão, promovido no dia 7 deste mês foram realizados 54 júris dos 60 que estavam agendados. Na força tarefa, 21 presos provisórios foram julgados e mais de 500 pessoas contribuíram com o trabalho, entre juízes, promotores, servidores, advogados, jurados, réus, testemunhas e policiais. 

 

MB/

Agência CNJ de Notícias