Mulheres são maioria nos cargos de chefia do Tribunal de Justiça de Alagoas

Você está visualizando atualmente Mulheres são maioria nos cargos de chefia do Tribunal de Justiça de Alagoas
Arte: TJAL
Compartilhe

Há mais mulheres do que homens trabalhando no Poder Judiciário de Alagoas. Nos cargos ou funções de chefia, a presença feminina também supera a masculina. Dos 333 servidores em posições de liderança no Tribunal de Justiça (TJAL), 187 são mulheres e 146 são homens, segundo dados da Diretoria de Gestão de Pessoas.

A arquiteta Cláudia Lisboa é uma dessas mulheres. Ela é diretora do Departamento Central de Engenharia e Arquitetura do TJAL e atua no Judiciário há 32 anos. “O Tribunal sempre valorizou o trabalho desenvolvido por nós mulheres, o que é muito importante, pois agrega uma multiplicidade de perspectivas ao desenvolvimento dos trabalhos.”

Cláudia planeja as demandas do setor, estabelece serviços e prazos e coordena o desenvolvimento de projetos no segmento da construção civil que, segundo ela, é extremamente machista. “Algumas vezes, nas primeiras visitas a uma obra, não somos levadas a sério. Nossas determinações, muitas vezes, são checadas com nossos colegas engenheiros. Porém, no decorrer das fiscalizações, esse quadro tende a mudar.”

Para a secretária-geral do TJAL, Ednilda Lessa, a desconfiança é fruto de um quadro desigual que envolve aspectos históricos, culturais e sociais relacionados às mulheres. “A situação das mulheres no campo profissional tende a melhorar, se as alternativas para a diminuição do abismo que ainda separa homens e mulheres no mercado de trabalho vierem de políticas públicas que priorizem a igualdade dos gêneros, com a educação da nossa sociedade e o respeito à Constituição Federal.”

Na avaliação de Ednilda, o TJAL está em uma situação avançada em comparação a outros órgãos onde os cargos de chefia ainda são exercidos por homens, mesmo em áreas tidas historicamente como femininas. “No Judiciário alagoano é crescente a participação da mulher nos cargos de chefia e é notório o aumento de sua importância na gestão dos atos processuais propriamente ditos.”

Luta feminina

Para a chefe de gabinete Leônia Maria Silva, a maior presença em funções de liderança é consequência da luta feminina pelo reconhecimento e valorização da mão de obra da mulher. Servidora do TJAL há 18 anos, Leônia considera que a vida profissional da mulher é como uma corrida de velocidade, “na qual há um obstáculo a cada 100 metros”. “Porém, consigo visualizar uma evolução social no reconhecimento da mulher como ser humano capacitado e em igual condição ao homem nos mais diversos setores.”

A diretora da Biblioteca do Poder Judiciário de Alagoas, Mirian Alves, disse sentir orgulho em trabalhar em uma instituição onde a maioria dos cargos de chefia é ocupada pelas mulheres. “É importante que o Judiciário transmita essa mensagem e dê esse exemplo para a sociedade, ainda tão marcada pela desigualdade de gênero. Acho que o Tribunal tem apenas a ganhar com isso, tornando-se mais inclusivo e cooperativo.”

Apesar dos avanços, a diretora avalia que as mulheres ainda enfrentam dificuldades. “Muitas são descredibilizadas no trabalho em função do gênero. São preteridas em contratações ou na ascensão a cargos de chefia, têm ideias apropriadas por homens, são insistentemente interrompidas em suas falas e muitas vezes precisam trabalhar duas ou três vezes mais que um homem para provar a sua capacidade e receber o merecido reconhecimento.”

Compromisso

A chefe de gabinete da Presidência do TJAL, Laís Ramalho, disse que, no âmbito profissional, conviveu com muitas mulheres que foram exemplo de competência, dedicação e liderança. “Elas me inspiraram a fazer a diferença no serviço público”, explica. Seja atendendo a população, seja lidando com questão processual, Laís garante que sempre busca dar o máximo de si em tudo o que faz. “Não tenho qualquer compromisso com o erro e estou sempre à disposição para ouvir sugestões, debater ideias e trocar experiências, visando ao melhor desempenho da atividade.”

Para a diretora do Arquivo do Judiciário, Suliane Barros Leal, colocar-se no lugar do outro é uma atitude que deve ser adotada por quem ocupa posição de liderança. “Acredito que a empatia e o amor ao próximo são as melhores características para um cargo de chefia, no qual somos responsáveis pelo outro. Tento trazer essas características para a equipe.”

Fonte: TJAL