MT: Comissão lança guia de combate aos assédios moral e sexual no trabalho

Você está visualizando atualmente MT: Comissão lança guia de combate aos assédios moral e sexual no trabalho
Arte: TJMT
Compartilhe

A mesma medida para todos. O slogan traduz com fidelidade o objetivo do mais novo manual de boas práticas em convivência no ambiente de trabalho do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Lançado na última sexta-feira (13/8), o Guia de Combate ao Assédio Moral, Sexual e Virtual no Trabalho é uma iniciativa da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do 2º Grau do Tribunal e visa a apoiar a manutenção de um ambiente de trabalho harmonioso.

De acordo com o presidente da Comissão, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, o guia atende à Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação. “Dentre as atribuições da comissão, destaca-se a de promover ações de prevenção, conscientização e combate às atitudes que favoreçam o assédio e o desrespeito aos valores profissionais do serviço público judiciário e da magistratura. E a elaboração do guia vem cumprir justamente este papel, o de informar e gerar uma reflexão nos membros do Poder Judiciário sobre a importância de se preservar um ambiente de trabalho saudável, harmonioso e livre de assédio.”

Outro grande destaque do guia é a presença de um capítulo voltado para as relações no ambiente virtual de trabalho. “Com a chegada da pandemia da Covid-19, o teletrabalho se tornou comum para grande parte dos magistrados e servidores. Mas, com isso também vieram as boas e as más práticas no tocante às relações interpessoais. E como se sabe, o que acontece no ambiente virtual é apenas um reflexo do que já existe na vida real. Por isso, achamos importante tratar a temática do assédio dentro desse novo contexto”, explicou o presidente da Comissão.

Orientação

Para que todas as pessoas que atuam na instituição possam se informar com facilidade sobre os seus direitos e deveres acerca do tema, o Guia foi desenvolvido em formato de e-book, com ilustrações coloridas e linguagem simples e direta. Além de poder ser baixado gratuitamente em qualquer plataforma eletrônica, como celulares, tablets e computadores, o Guia possui diversos trechos com hiperlinks, onde leitores e leitoras vão poder se aprofundar sobre os temas apresentados.

Entre os principais temas que podem ser encontrados no guia, figuram: as características e tipos de assédio moral, sexual e virtual, atitudes que indicam assédio moral, sexual e virtual, perfil de quem pratica assédio moral, etiqueta moral, sexual e virtual, causas e consequências dos assédios e como prevenir, provar e denunciar.

De acordo com a supervisora geral da publicação e também membro da comissão, Randis Meyre, o propósito do material não é acusar ou censurar, mas promover a construção conjunta de uma cultura organizacional mais empática. “A finalidade é despertar a consciência das pessoas sobre determinados comportamentos que muitas vezes estão arraigados na cultura organizacional e passam despercebidos. Para isso, é essencial que todos se mantenham vigilantes e procurem sempre exercitar a autocrítica. Além do guia, também será criado um canal de manifestação, para que as pessoas possam reportar situações de assédio.”

Fonte: TJMT