Ministro Dias Toffoli destaca produtividade do Judiciário no Congresso Nacional

Você está visualizando atualmente Ministro Dias Toffoli destaca produtividade do Judiciário no Congresso Nacional
Ministro Dias Toffoli entrega Relatório Anual 2019 ao presidente do Senado Davi Acolumbre. Foto: Carlos Moura/SCO/STF
Compartilhe

O crescimento da produtividade do Poder Judiciário brasileiro foi destacada hoje (3) pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli. Ele participou da sessão solene de abertura do ano legislativo. “Devemos ter orgulho do Poder Judiciário brasileiro, que é dos mais produtivos do mundo.”

O Relatório Anual do Poder Judiciário 2019 revela que, pela primeira vez, o estoque de processos pendentes de resolução diminuiu – são 1 milhão de processos a menos. Só em 2018 foram finalizados 31,9 milhões de processos em todos os segmentos da justiça, o que levou a um aumento da produtividade média dos magistrados em 4,2%, atingindo o maior valor da série histórica iniciada em 2009.

Dias Toffoli enfatizou que os resultados alcançados pelo Judiciário nos últimos anos se devem, em grande medida, às políticas públicas formuladas e implementas pelo Conselho. “O CNJ tem desempenhado papel central de planejamento e aprimoramento do Poder Judiciário”, afirmou. Ele atribuiu os avanços à colaboração com o Congresso Nacional e o Poder Executivo. “A harmonia entre os Poderes viabiliza a concretização dos projetos e medidas necessários à modernização da Justiça brasileira.”

O Relatório mostra ainda que a elevação da eficiência e da produtividade do Judiciário são resultados de investimentos em gestão estratégica, utilização de tecnologias e melhoria dos sistemas de automação. Entre 2013 e 2018, o percentual de processos autuados eletronicamente em todo o país por meio do Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) cresceu 53 pontos percentuais, alcançando a marca de 83,8% de processos digitalizados. Isso garante maior agilidade na tramitação dos processos e nas decisões.

Entre os novos projetos que estão sendo desenvolvidos, o CNJ implantou o Laboratório de Inovação para o PJe (Inova PJe) e o Centro de Inteligência Artificial aplicada ao PJe. O Inova PJe foi criado para fomentar pesquisa, produção e incorporação de inovações tecnológicas à plataforma. Já o Centro de Inteligência Artificial está voltado para o desenvolvimento e produção dos modelos de inteligência artificial.

Metas Nacionais

Para o ano de 2020, o CNJ incorporou nas suas metas a integração da Agenda 2030 ao Poder Judiciário, a promoção da saúde de magistrados e servidores, fomento aos direitos da criança e do adolescente e o impulso aos processos relacionados com obras públicas paralisadas. E, para o período 2021-2026, já estão delineados os Macrodesafios do Poder Judiciário, que incluem a garantia dos direitos fundamentais dos cidadãos e o fortalecimento da relação institucional do Judiciário com a sociedade, além de prever a continuidade de ações para melhorias dos processos internos e para o fomento ao aprendizado e crescimento.

Infográfico com as 12 Metas Nacionais do CNJ para 2020
Plenária

A maior agilização nas decisões judiciais em todo o país também refletiu nos processos que tramitaram em 2019 no CNJ. No ano, foram distribuídos 9,7 mil processos e concluídos mais de 11 mil. O maior volume se concentrou na Corregedoria, que recebeu e concluiu quase 90% dessas demandas. Atualmente, tramitam 4,5 mil processos no Conselho. E durante o ano foram realizadas 38 sessões plenárias, com o julgamento de 684 processos pelos Conselheiros Nacionais, tanto em sessões presenciais como nas plenárias virtuais.

Jeferson Melo
Agência CNJ de Notícias