A corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, se reuniu, nesta sexta-feira (3/12) com desembargadores de 23 unidades da Federação no plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília. O objetivo do encontro era conhecer as dificuldades enfrentadas pelo Judiciário nos estados, no intuito de desenvolver ações que contribuam para o aprimorar o atendimento à população. Falta de orçamento foi o principal problema administrativo apontado pelos presidentes dos tribunais estaduais.
O poder judiciário estadual foi representado por presidentes, vice-presidentes e corregedores dos tribunais estaduais, que classificaram como inédito o encontro com a corregedora. Todos os presentes falaram no encontro e relataram as dificuldades enfrentadas oriundas das restrições orçamentárias.
Em outubro deste ano, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) criou um grupo de trabalho para apoiar os tribunais estaduais na negociação de recursos orçamentários com o Executivo. A medida contribui para amenizar os problemas enfrentados pelos tribunais com o corte de verbas orçamentárias pelos governadores. A portaria que cria o grupo foi assinada pelo presidente do CNJ, ministro Cezar Peluso. O Grupo de Apoio aos Tribunais (GAT), formado por juízes auxiliares do Conselho, está à disposição dos tribunais para auxiliar nessa negociação.
Manuel Carlos Montenegro
Agência CNJ de Notícias