1ª edição do Prêmio Memória do Poder Judiciário recebe mais de 100 inscrições

Você está visualizando atualmente 1ª edição do Prêmio Memória do Poder Judiciário recebe mais de 100 inscrições
Compartilhe

Com 107 inscrições em sua primeira edição, o Prêmio Memória do Poder Judiciário, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), será entregue durante o II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, que será realizado entre os dias 10 e 13 de maio, em Recife (PE). A solenidade será realizada no último dia do evento, às 9h.

A premiação reconhece ação, atividade, experiência, projeto, programa, produção científica ou trabalho acadêmico que contribua para preservação, valorização e difusão dos bens culturais materiais e imateriais do Poder Judiciário, integrantes do patrimônio cultural brasileiro, e para a promoção dos direitos humanos. São sete categorias: Especial; Difusão Cultural e Direitos Humanos; Trabalho Acadêmico ou Científico; Patrimônio Cultural Arquitetônico; Patrimônio Cultural Arquivístico; Patrimônio Cultural Bibliográfico e; Patrimônio Cultural Museológico. O grupo com mais inscritos nesta primeira edição foi o de Difusão Cultural e Direitos Humanos.

O tema da categoria Especial desta edição é “Portal de Memória”. Segundo o coordenador do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) e juiz auxiliar da Presidência do CNJ, Leandro Galluzzi, “o Prêmio tem o importante objetivo de promover a conscientização e a reflexão dos integrantes do Poder Judiciário e da sociedade, quanto à necessidade de conhecimento e valorização da História do Poder Judiciário. Além de estimular a eficiência e a inovação ao reconhecer e disseminar boas práticas voltadas à preservação e difusão da memória do Poder Judiciário”.

Evento

O II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário terá, em sua programação, palestras e painéis de diversos temas, divididos em quatro eixos: Gestão de Memória; Conservação Preventiva e Preservação Digital; História Institucional e Patrimônio Cultural; e Promoção de Cidadania e Difusão de Acervos.

Criado pela Resolução CNJ n. 316/2020, que instituiu o 10 de maio como Dia da Memória do Poder Judiciário, o Encontro fomenta o intercâmbio de conhecimento e experiências de profissionais dos setores relacionados à memória dos tribunais, além de especialistas das áreas de História, Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. O primeiro encontro foi realizado na modalidade virtual, devido à pandemia da Covid-19.

Maria Ferreira
(com supervisão de Thaís Cieglinski)

Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade