Mãos EmPENHAdas nas Barbearias: Projeto de MS chega ao Tribunal de Pernambuco

Você está visualizando atualmente Mãos EmPENHAdas nas Barbearias: Projeto de MS chega ao Tribunal de Pernambuco
Arte: TJMS
Compartilhe

Em agosto de 2019, o Tribunal de Justiça do Pernambuco (TJPE) lançou o Mãos EmPENHAdas Contra a Violência, proposta de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher propagada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) para vários estados brasileiros. Essa semana, a desembargadora Deisy Andrade, coordenadora da Mulher no TJPE, enviou fotos para registrar o recebimento dos kits recebidos do TJMS do mais novo projeto para reduzir os índices de violência e opressão em todos os espaços: o Mãos EmPENHAdas nas Barbearias.

Com o slogan “Barba, Cabelo e Bigode. Violência não pode. #Todos juntos contra a violência doméstica”, a juíza Helena Alice Machado Coelho, que responde pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de MS, lançou em agosto último a nova proposta de trabalho para envolver salões de estética masculina e barbearias. Os profissionais são preparados e tornam-se agentes multiplicadores de informação no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

A proposta nas barbearias segue a mesma linha da ação implantada anteriormente, quando os profissionais de salões de beleza foram treinados para reconhecer e ajudar uma vítima de violência doméstica e familiar. Assim como nos salões de beleza, os estabelecimentos parceiros recebem o selo do programa e os profissionais recebem certificado do curso ao tornarem-se agentes multiplicadores de informação no enfrentamento ao índice vergonhoso de violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul.

“O Mãos EmPENHAdas Contra a Violência, quando utilizado nos salões de beleza, teve reconhecimento nacional e internacional, mobilizando diferentes parceiros do segmento de beleza feminino. Desta vez, ampliamos seu alcance para atuar também nos espaços voltados para o público masculino”, explicou a juíza Helena Alice.

Assim que soube do novo trabalho, o TJPE encampou a iniciativa e se dispôs a replicar a ação em prol das mulheres pernambucanas. A Corte de Pernambuco enviou representantes para participar das capacitações em Mato Grosso do Sul e, por isso, foram enviados kits do programa: uma ecobag e uma camiseta do programa, além de material informativo.

Saiba mais

Desde maio de 2019, quando o presidente do TJMS, desembargador Paschoal Carmello Leandro, editou a Portaria nº 1.485, regulamentando a replicação do programa “Mãos EmPENHAdas”, outras instituições de todo o país podem atuar no enfrentamento à violência contra a mulher utilizando todo o know-how do programa criado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.

Pela Portaria, o programa “Mãos EmPENHAdas” pode ser replicado por outras instituições, seja organização governamental ou não-governamental, que atue no enfrentamento à violência contra a mulher e se responsabilize pela execução do programa, por meio de técnicos multiprofissionais que tenham expertise no assunto. A normatização da ação serve para garantir que Tribunais e demais instituições repliquem da forma correta, como o programa foi criado, evitando o desvirtuamento de seus objetivos, que visam a prevenção de todas as formas de violência contra a mulher.

Fonte: TJMS