Até agosto deste ano, cerca de 104 mil caixas de processos judiciais findos estarão guardadas no recém-inaugurado Arquivo Intermediário das Cidades Satélites, localizado no Complexo Arquivístico do TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios). A transferência está sendo feita pela Secretaria de Gestão Documental do Tribunal e será realizada em duas etapas.
A primeira, em andamento, consiste na retirada de 21 mil e 400 caixas provisoriamente colocadas em outro galpão e deverá estar concluída em meados de março. A partir daí, inicia-se a segunda etapa com a transferência de 83 mil e 200 caixas que deixarão os Postos de Serviço de Arquivo Intermediário dos fóruns, na seguinte ordem: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga. Esse remanejamento trará benefícios ao ambiente físico das varas, além de preservar a integridade dos processos e facilitar a busca dos mesmos.
O arquivo destinado às satélites está localizado no terceiro galpão do complexo arquivístico do Tribunal, que fica na Quadra 4 do SAAN e foi inaugurado no último dia 27 de janeiro, em cerimônia que contou com a presença do presidente do TJDFT, desembargador Otávio Augusto Barbosa, do vice-presidente Dácio Vieira e de várias outras autoridades. No primeiro galpão do complexo está o Arquivo Permanente do Tribunal e no segundo, o Arquivo Intermediário de Brasília. Os arquivos da segunda instância também têm seu espaço reservado e, em breve, serão transferidos.
Fonte: TJDFT