“Conciliar: bom pra todos, melhor pra você” é o slogan da campanha que envolve os tribunais dos diversos ramos do Poder Judiciário: trabalhista, estadual, federal e eleitoral. No caso da Justiça do Trabalho, o objetivo é buscar a autocomposição dos conflitos em todas as fases processuais, ou seja, desde o ingresso da ação até a fase final de execução. Um total de 13 Varas do Trabalho da capital já encaminhou processos para serem conciliados e as varas do interior elaboraram pautas especiais de conciliação.
Para participar da Semana Nacional de Conciliação, os interessados devem preencher formulário disponível no site do TRT-GO, agendar pelo telefone (62) 3901-3398 ou ir pessoalmente no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, localizado no 2º andar do Fórum Trabalhista de Goiânia. Mais de 300 processos já estão incluídos na pauta da Semana.
Além de realizar as atividades rotineiras, o Centro Judiciário abriu uma pauta especial no período vespertino para a realização das audiências de conciliação. Os processos que vão entrar na pauta são tanto os que se encontram na fase de conhecimento (que ainda não tiveram sentença judicial) quanto em fase de execução (que após a sentença judicial ainda não foram executados para pagamento do crédito trabalhista). Aí estão incluídos processos de primeiro e segundo grau, além de feitos com recursos no TST.
Maiores devedores – A prioridade do TRT de Goiás durante a Semana Nacional da Conciliação é tentar negociar com os 100 maiores devedores trabalhistas de Goiás. Para isso, já estão agendados cerca de 200 processos para a realização de audiências.
Conforme o secretário-geral judiciário, Marcos Antunes, na triagem para selecionar os processos que vão entrar na pauta de conciliação levou-se em consideração as empresas que têm maior disposição para fazer acordo. Ele informou que algumas instituições financeiras, como a Caixa e o Santander, tiveram a iniciativa de pedir ao tribunal a inclusão, na pauta da Semana, de processos trabalhistas em que são parte.
Fonte: TRT-GO