Link CNJ trata do sub-registro de nascimento dos brasileiros nesta quinta (28/10)

Você está visualizando atualmente Link CNJ trata do sub-registro de nascimento dos brasileiros nesta quinta (28/10)
O programa vai ao ar, às 21 horas, na TV Justiça e no canal do CNJ no YouTube
Compartilhe

O programa Link CNJ, veiculado na TV Justiça, trata nesta quinta-feira (27/10) do sub-registro de nascimento de brasileiros – um problema que aflige a cerca a milhões de pessoas, especialmente as mais pobres, que se tornam indocumentadas e, sem o Registro Civil, não conseguem exercer plenamente os seus direitos como matricular-se na escola, ter assistência médica eletiva, votar, se aposentar ou mesmo abrir uma conta em banco.

O fenômeno, que tem raízes históricas, é um problema na agenda do Conselho Nacional de Justiça. A falta de registro leva à baixa instrução escolar, ao emprego informal, à desassistência social e à impossibilidade de levantar crédito, mesmo que para a casa própria.

“Embora não haja estatísticas precisas, estima-se que, das 2.968.736 crianças que nasceram em 2018, pelo menos 23 mil não receberam certidão de nascimento nos primeiros 15 meses de vida. O número de crianças sem documentos, no entanto, pode chegar a 70 mil entre as nascidas naquele ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”, assinala a Agência CNJ de Notícias.

A estimativa do IBGE é de que as taxas de sub-registros em crianças se mantiveram em patamares decrescentes nos últimos anos: 4,2% em 2015; 3,2% em 2016; 2,6% em 2017, 2,4% em 2018.

Em junho deste ano, a Corregedoria Nacional de Justiça propôs a mobilização das corregedorias gerais de Justiça nos estados, que fiscalizam os serviços cartoriais no país, para que sejam instaladas unidades nos hospitais e maternidades interligadas aos cartórios de registro civil. Conforme reportado pelo Portal do CNJ, cerca de 1 mil municípios ainda não contam com esse serviço instalado dentro daquelas unidades de saúde.

Convidados

Além de mostrar as iniciativas no Poder Judiciário, o Link CNJ faz um painel com especialistas para tratar dos desafios e das soluções para o sub-registro. Participam do programa Fernanda da Escóssia, jornalista e professora, autora de livro “Invisíveis: uma etnografia sobre brasileiros sem documento”; Gustavo Renato Fiscarelli, presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais; e Raquel Chrispino, juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Ela venceu o Fórum Mundial de Direitos Humanos, em 2013, justamente por um trabalho sobre Erradicação do Sub-Registro de Nascimento.

No quadro Uma História, o juiz Thiago Inácio de Oliveira, do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), conta dois casos em que ajudou pessoas em dificuldades a conseguirem a certidão de nascimento. O magistrado fala da importância do Registro Civil e da sensação de dever cumprido que sentiu nesses processos.

A edição inédita do Link CNJ ainda trata das últimas decisões do Conselho Nacional de Justiça. O programa vai ao ar, às 21 horas, na TV Justiça e no canal do CNJ no YouTube. O programa tem reprises programadas nas sextas (7h), sábado (12h), domingo (14h) e terça-feira (7h30); e ficará disponível na internet por meio das redes sociais do CNJ.

Acesse aqui para saber como sintonizar a TV Justiça na sua cidade

Ficha Técnica

Link CNJ na TV Justiça
Toda quinta-feira, às 21h

Direção: André Macedo

Equipe CNJ:
André Mota
Daniel Noronha
Gilberto Costa
Gustavo de Oliveira
Hudson Cerqueira
Hugo Santos
Jônathas Seixas
Jhonatan Alves
Juliana Freitas
Juliana Neiva
Luis Marcos
Marcelo Silva
Ricardo da Costa
Thaís Cieglinski

Produção: Lívia Faria
Apresentação: Guilherme Menezes
Edição de imagens: Rafael Duarte
Edição de texto: Guilherme Menezes
Cabelo e maquiagem: Kelen Rosa
Figurino: Talitha Oliveira
Operadores de câmera: Elias Cardoso e Emerson Soares
Diretor de imagem: Éster Domingos
Operador de áudio: Jabes Junior
Operador de teleprompter: Wendel Pereira
Operador de VT: Suzi Orsi
Núcleo de programação: Rosa Wasem
Núcleo técnico: Fábio Guedes
Núcleo de produção de programas: Flávia Soledade
Supervisão: Coordenadoria de Gestão da TV e Rádio Justiça / Secretaria de Comunicação Social STF

Agência CNJ de Notícias

Reveja o programa no canal do CNJ no YouTube