Lançada campanha para doar brinquedos a crianças carentes

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Você está visualizando atualmente Lançada campanha para doar brinquedos a crianças carentes
Compartilhe

A campanha “Sorriso Largo”, que tem a parceria do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), foi lançada na semana passada, no Lar Amigos de Jesus, em Fortaleza. O objetivo do projeto é arrecadar brinquedos para crianças carentes assistidas por instituições filantrópicas da capital. A solenidade de entrega ocorrerá em 9 de outubro, no 23º Batalhão de Caçadores do Exército.

No âmbito do Judiciário estadual, a iniciativa está sob a responsabilidade do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania, supervisionado pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira. As doações podem ser feitas, até 5 de outubro, na sede do TJCE, no Fórum Clóvis Beviláqua e nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais (JECCs).

Os brinquedos, novos ou usados (em bom estado de conservação), também podem ser doados nas agências da Caixa Econômica Federal, Colégio Espaço Aberto, Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), Guarda Municipal, Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Sol Nascente, Laboratório LabPasteur, postos de atendimento da Companhia de Água e Esgoto do Estado (Cagece) e Shopping Benfica.

Em 2012, serão beneficiadas a Associação Familiar Parque Água Fria (crianças vulneráveis socialmente), a Casa do Sol Nascente (crianças soropositivas), o Centro de Desenvolvimento Infantil (crianças em situação de vulnerabilidade social), o Espaço Viva Vida (criaanças em situação de pobreza) e o Lar Amigos de Jesus (crianças portadoras de câncer).

Segundo a desembargadora Nailde Pinheiro, a ação é uma forma de sensibilizar as pessoas a ajudar o próximo. “Todos devemos ir até o outro e proporcionar sorrisos, não somente com doações em bens materiais, mas, sobretudo, com amor”.

A representante do Espaço Viva Vida, Vanda Cepp, explicou que a instituição atende 435 crianças, divididas no turnos manhã e tarde. No local, elas recebem duas refeições diárias e têm aulas de cidadania, educação religiosa e prática de esportes.

Ainda de acordo com a representante, o projeto é mantido por meio de doações e significa importante iniciativa para ajudar crianças carentes de famílias que enfrentam graves problemas de violência, principalmente por conta das drogas. Ela disse que as crianças estão na maior expectativa para receber os brinquedos.

A presidente do Lar Amigos de Jesus, irmã Conceição Dias, informou que a entidade recebe 120 crianças todo mês, que vêm do interior do Ceará e de estados do Norte e do Nordeste do Brasil para tratamento contra câncer. A instituição disponibiliza, inclusive para os acompanhantes, hospedagem, lazer, alimentação, roupas e cursos.

Apesar de ser apoiado pela Regional II da prefeitura de Fortaleza e pelo governo do estado, o projeto necessita de doações para ser mantido. A administração é das Missionárias da Solidariedade. O Lar Amigos de Jesus fica na rua Ildefonso Albano, bairro Joaquim Távora, 3.052. Os telefones são: (85) 3226-3447 e 3067-6565.

A campanha “Sorriso Largo” é promovida há sete anos e, neste ano, terá a participação de TJCE, Associação Brasileira de Odontologia – Ceará (ABO/CE), Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), Cagece, Caixa Econômica, Bombeiros, Creci, Guarda Municipal, Expressão Gráfica, Fiec, LabPasteur e Unimagem, Marcograf, Rotary Clube, Rede Liderança FM, Sindicato das Empresas de Compra e Venda, Locação e Administração de Imóveis do Ceará (Secovi), Shopping Benfica e União dos Escoteiros do Brasil. O evento faz parte das comemorações do Dia da Criança, festejado em 12 de outubro.

Do TJCE