Laboratório ToadaLab vai promover inovação no Judiciário do Maranhão

Você está visualizando atualmente Laboratório ToadaLab vai promover inovação no Judiciário do Maranhão
Foto: Ribamar Pinheiro/TJMA
Compartilhe

Foi realizada nessa terça-feira (15/6) a cerimônia de inauguração do ToadaLab, Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), localizado no Fórum de São Luís (MA). O ato simbólico do descerramento da placa foi feito pelo presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo.

Serejo lembrou do seu compromisso com a inovação desde o início de sua gestão e enfatizou a importância do laboratório de inovação diante do contexto atual e crise pandêmica. “Ao assumir a presidência do nosso Tribunal resolvi avocar o desafio de uma gestão disruptiva, com investimento total na inteligência artificial.”

O corregedor geral do TJMA, desembargador Paulo Velten, afirmou que a gestão “tem conseguido fazer da crise, um momento de virada na história do Poder Judiciário”. Segundo o corregedor, a crise é também momento de oportunidade e inovação. “Essa iniciativa é uma espécie de sinalização para um futuro promissor.”

Para a juíza federal e membro do Laboratório de Inovação e Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luciana Ortiz, o ToadaLab começa a sua caminhada de uma forma muito intensa. “Já temos recebido muitas notícias de projetos e expectativas desse espaço de inovação e transformação. Isso torna possível um olhar dialogado com a sociedade dentro da instituição.”

O coordenador do Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPELabs), juiz José Faustino Macedo, teve envolvimento próximo desde o início do processo de idealização do laboratório maranhense. “Parabéns por estarem trilhando o caminho da inovação, por terem esse olhar diferente para o Judiciário. Estávamos, estamos e continuaremos juntos nessa mudança.”

Segundo o coordenador do Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo (iJuspLab), juiz federal Caio Moyses de Lima, o Poder Judiciário do Maranhão começou o movimento de inovação da forma correta, a partir da transformação cultural para depois sedimentar em novos órgãos. “Primeiro mudando a cultura e partindo para a institucionalização”, afirmou, destacando a importância do ToadaLab ter se integrado na rede de laboratórios do país, mesmo antes de sua inauguração.

Marca

O designer Carlos E. Sales, assessor de comunicação do TJMA, fez a apresentação da marca do ToadaLab. Ele afirmou que a tradição maranhense, da toada do bumba meu boi, elaborou o conceito da marca. “O ToadaLab será o local que reunirá pessoas, ideias, que juntas entoarão as transformações no Judiciário Maranhense.”

Fonte: TJMA