O Laboratório de Inovação da Seção Judiciária da Bahia (LABahia) participou da 9ª edição do ExpoJud – Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação e Direito, ocorrido de 14 a 16 de outubro, em Brasília. O evento reuniu cerca de três mil participantes, mais de 200 instituições e 120 expositores, consolidando-se como um dos principais encontros de inovação do ecossistema da Justiça.
Entre as iniciativas apresentadas, destacaram-se a Residência de TI e o Atendimento via WhatsApp com uso de IA, além do projeto AuxilIA. Representando o laboratório, participaram as servidoras Cláudia Daniel, da Seção de Apoio à Gestão Estratégica (SEAGE); Flora Ubirajara Schrage, da Subseção Judiciária de Alagoinhas; e Roberto Malheiros Barros, da Coordenação dos Juizados Especiais Federais da Bahia.
Projetos
A Residência de TI, que teve início no ano de 2021, é um projeto da SJBA em parceria com o Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e trata-se de um curso de Pós-Graduação lato sensu em “Projetos de Tecnologia e Inovação para o Judiciário Federal” (Residência em software).
O projeto é gerenciado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NUTEC), sob a direção de Álvaro Reis, e coordenado pelo Núcleo de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (NUCGE), com a direção de Liliana Kelsch. Importa destacar que Liliana Kelsch está entre as finalistas da 6ª edição do Prêmio de Inovação J.Ex, na categoria “Executivo de Inovação – Tribunais Federais”.
Já o “Atendimento ao Público via WhatsApp (Chatbot) com Inteligência Artificial”, que também recebeu importante indicação como finalista para a 6ª edição do Prêmio de Inovação J.Ex, na categoria “Inovação Tecnológica”, foi gerenciado pelo juiz federal da 2ª Vara da Subseção Judiciária de Vitória da Conquista (BA) Rafael Ianner Silva e pela diretora da mesma unidade, Leila Lessa, e desenvolvido pelo servidor Roberto Malheiros.
O AuxilIA é uma iniciativa resultado de uma parceria entre o Núcleo de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (NUCGE) e a Coordenação dos Juizados Especiais Federais (COJEF) e sua principal funcionalidade é permitir que as partes interessadas obtenham informações mais detalhadas sobre processos que tramitam nos JEFs de forma mais rápida e acessível, utilizando um canal de comunicação comum como o WhatsApp.
Durante o evento, o público participou de treinamentos técnicos e de uma programação intensa sobre temas diversos. Um dos destaques foi a apresentação do projeto “Transformação Digital da SJBA”, ministrada pela servidora Cláudia Daniel, integrante do LABahia.
ExpoJud 2025
Com programação sobre temas como inteligência artificial, segurança digital, ética e sustentabilidade, o ExpoJud 2025 reforçou seu papel como espaço de integração e aprendizado sobre a transformação digital no Judiciário.
A participação do LABahia demonstra o compromisso da Justiça Federal da Bahia com a inovação, a eficiência e o uso responsável da tecnologia para aprimorar os serviços e ampliar o acesso à Justiça.
