Laboratório de Inovação da Justiça Federal baiana apresenta projetos em congresso internacional

Você está visualizando atualmente Laboratório de Inovação da Justiça Federal baiana apresenta projetos em congresso internacional
LABahia foi um dos 120 expositores do evento realizado em Brasília - Foto: SJBA

O Laboratório de Inovação da Seção Judiciária da Bahia (LABahia) participou da 9ª edição do ExpoJud – Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação e Direito, ocorrido de 14 a 16 de outubro, em Brasília. O evento reuniu cerca de três mil participantes, mais de 200 instituições e 120 expositores, consolidando-se como um dos principais encontros de inovação do ecossistema da Justiça.

Entre as iniciativas apresentadas, destacaram-se a Residência de TI e o Atendimento via WhatsApp com uso de IA, além do projeto AuxilIA. Representando o laboratório, participaram as servidoras Cláudia Daniel, da Seção de Apoio à Gestão Estratégica (SEAGE); Flora Ubirajara Schrage, da Subseção Judiciária de Alagoinhas; e Roberto Malheiros Barros, da Coordenação dos Juizados Especiais Federais da Bahia.

Projetos

A Residência de TI, que teve início no ano de 2021, é um projeto da SJBA em parceria com o Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e trata-se de um curso de Pós-Graduação lato sensu em “Projetos de Tecnologia e Inovação para o Judiciário Federal” (Residência em software).

O projeto é gerenciado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NUTEC), sob a direção de Álvaro Reis, e coordenado pelo Núcleo de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (NUCGE), com a direção de Liliana Kelsch. Importa destacar que Liliana Kelsch está entre as finalistas da 6ª edição do Prêmio de Inovação J.Ex, na categoria “Executivo de Inovação – Tribunais Federais”.

Já o “Atendimento ao Público via WhatsApp (Chatbot) com Inteligência Artificial”, que também recebeu importante indicação como finalista para a 6ª edição do Prêmio de Inovação J.Ex, na categoria “Inovação Tecnológica”, foi gerenciado pelo juiz federal da 2ª Vara da Subseção Judiciária de Vitória da Conquista (BA) Rafael Ianner Silva e pela diretora da mesma unidade, Leila Lessa, e desenvolvido pelo servidor Roberto Malheiros.

O AuxilIA é uma iniciativa resultado de uma parceria entre o Núcleo de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (NUCGE) e a Coordenação dos Juizados Especiais Federais (COJEF) e sua principal funcionalidade é permitir que as partes interessadas obtenham informações mais detalhadas sobre processos que tramitam nos JEFs de forma mais rápida e acessível, utilizando um canal de comunicação comum como o WhatsApp.

Durante o evento, o público participou de treinamentos técnicos e de uma programação intensa sobre temas diversos. Um dos destaques foi a apresentação do projeto “Transformação Digital da SJBA”, ministrada pela servidora Cláudia Daniel, integrante do LABahia.

ExpoJud 2025

Com programação sobre temas como inteligência artificial, segurança digital, ética e sustentabilidade, o ExpoJud 2025 reforçou seu papel como espaço de integração e aprendizado sobre a transformação digital no Judiciário.

A participação do LABahia demonstra o compromisso da Justiça Federal da Bahia com a inovação, a eficiência e o uso responsável da tecnologia para aprimorar os serviços e ampliar o acesso à Justiça.

Fonte: TRF1

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária