Justiça Comunitária participa do Dia Nacional de Conciliação no Mato Grosso do Sul

Compartilhe

A Justiça brasileira se mobilizou para realizar hoje (08/12), Dia Nacional da Conciliação. A data faz parte do Movimento Nacional pela Conciliação, "Conciliar é Legal", proposto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em Mato Grosso do Sul, participam do movimento as comarcas de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá, onde ocorrerem simultaneamente audiências para solucionar ações que tramitam nas Varas Cíveis Residuais, de Família, da Infância e Juventude e nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais.

Adotando a idéia da conciliação, os 25 agentes comunitários – que toda sexta-feira reúnem-se  na Casa da Cidadania para capacitação – permanecerão atendendo em seus postos nos bairros. Nas grandes regiões, como Aero Rancho I e II, Pioneiros e Tiradentes haverá três agentes para atendimento durante todo o dia. Nos locais onde é possível atender a demanda com mais tranqüilidade, os horários serão diferenciados.

A Justiça Comunitária é um projeto do Tribunal de Justiça que atende a população carente na solução de conflitos de forma mais rápida e eficiente e funciona por intermédio dos agentes comunitários escolhidos dentre os moradores do bairro onde o projeto estiver implantado, ajudando a aproximar a população cada vez mais da prestação jurisdicional.

Itinerante – Além do atendimento no Fórum e em algumas varas diferenciadas, a 8ª Vara do Juizado Especial – Justiça Itinerante também está engajada no Dia Nacional da Conciliação.

A Justiça Itinerante atende a conflitos de competência dos juizados especiais e mostra-se cada vez mais eficiente na solução de problemas da população que necessita do judiciário sul-mato-grossense. (Assessoria de Comunicação)