Justiça piauiense tem mais de 24 mil processos no Juízo 100% Digital

Você está visualizando atualmente Justiça piauiense tem mais de 24 mil processos no Juízo 100% Digital
Fotoarte: TRT12
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) possui atualmente pouco mais de 24 mil processos tramitando no Juízo 100% Digital. A tecnologia foi instituída em março de 2021 e tem como objetivo aprimorar o acesso à Justiça, assegurando efetividade e agilidade nos serviços prestados à população em todo o Estado. A 1ª Vara de Barras é a unidade com maior número de processos no Juízo 100% Digital, com 890 registros.

“Em maio deste ano, quando concluímos a implantação do Juízo 100% Digital em todas as unidades judiciárias do Piauí, havia mais de 2 mil processos tramitando de forma 100% digital. Hoje, são 24.345 processos nessa modalidade em que todos os atos processuais ocorrem exclusivamente por meio eletrônico e remoto, usando a internet. Esse aumento significa a plena aceitação dos advogados e jurisdicionados à tecnologia disponibilizada pelo Tribunal de Justiça do Piauí”, avalia o desembargador Olímpio José Passos Galvão, coordenador do Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Piauí-OpalaLab.

O desembargador pontua também que a implantação do Juízo 100% digital possibilitou a promoção de soluções colaborativas que automatizam as atividades do Tribunal, otimizando o trabalho dos magistrados, servidores e permitido mais eficiência, celeridade e comodidade.

“A grande razão para a adesão fortíssima ao Juízo 100% Digital é a celeridade na tramitação do processo. Como tudo ocorre de forma digital, não há atrasos, o acesso é automático, via Processo Judicial Eletrônico (PJe). Além disso, é muito mais cômodo, porque não há a necessidade de partes e advogados se dirigirem à unidade judiciária, vez que todas as audiências são realizadas por videoconferência. O Juízo 100% Digital torna do Poder Judiciário mais célere e eficiente”, completa o desembargador Olímpio José Passos Galvão.

Fonte: TJPI

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados