Justiça pela Paz em Casa tem mais de 1,6 mil processos agendados no Amazonas

Você está visualizando atualmente Justiça pela Paz em Casa tem mais de 1,6 mil processos agendados no Amazonas
Foto: Chico Batata/TJAM
Compartilhe

A 19ª Semana Justiça pela Paz em Casa, que começa nesta segunda (22) e vai até sexta-feira (26/11) em todo o país, já está nos preparativos finais no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). No estado, mais de 1,6 mil processos relacionados à Lei Maria da Penha estão pautados para julgamento.

A solenidade de abertura será às 8h, no principal Fórum de Justiça de Manaus, o Henoch Reis, que concentra os três Juizados Maria da Penha na capital. No interior, juízes e juízas também farão presencialmente a abertura da 19ª edição da Semana nas suas comarcas, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o enfrentamento da violência contra a mulher.

As solenidades ocorrerão respeitando os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 de cada localidade. A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia considerou positiva a iniciativa do TJAM e sugeriu que a ideia também seja adotada por outros tribunais do país visando a uma ampla divulgação do esforço concentrado da.

“Nós ficamos muito felizes e honrados pela aprovação da ministra. A intenção é de divulgar e mostrar à sociedade o trabalho efetivo da Justiça, destacando o que o Judiciário está fazendo para combater a violência doméstica. Queremos que os agressores, aqueles que praticam a violência contra a mulher, saibam que o Judiciário está atento e instruindo os processos com a maior celeridade possível. E aqueles que deverão ser punidos, assim o serão”, comentou a desembargadora Graça Figueiredo, coordenadora da Comissão da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal.

A Semana Justiça pela Paz em Casa é um esforço concentrado promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais estaduais para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero e sensibilizar a sociedade para a realidade violenta que as mulheres brasileiras enfrentam. Todos os anos, são realizadas três edições: a primeira em março, marcando o “Dia Internacional da Mulher”; a segunda no mês de agosto, por ocasião do aniversário de sanção da “Lei Maria da Penha”; e a última edição é realizada em novembro, quando a ONU estabeleceu o dia 25 como o “Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher”.

Aumento da violência

No ano passado, o TJAM registrou o maior número de processos relacionados à Lei Maria da Penha: foram 18.972 processos distribuídos sobre violência doméstica e familiar contra a mulher em todo o Amazonas, contra 7.279 ações registradas em 2019. E neste ano, até o último dia 8 de novembro, o TJAM já registrou 13.952 processos.

Na semana que vem, as audiências pautadas ocorrerão no formato híbrido ou totalmente presencial, de acordo com a informação das unidades jurisdicionais. “Na capital, os três Juizados contarão com o auxílio de mais juízes durante esta semana, para darmos maior celeridade às atividades que serão desenvolvidas”, comentou a desembargadora, ressaltando que a demanda em relação a esse tipo de processo é muito grande no estado.

Durante a última Semana Justiça pela Paz em Casa de 2021, também serão desenvolvidas outras ações, como a inauguração da sala da Comissão da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, às 11h de segunda-feira (22), e que vai funcionar no térreo do edifício Desembargador Arnoldo Péres, sede do TJAM, na avenida André Araújo, bairro do Aleixo. Ainda terá a exposição “Não vista esta camisa! Denuncie e diga não à violência!”, no hall do Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, entre outras ações.

Fonte: TJAM

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais