A equipe da Justiça Itinerante, projeto do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), contabilizou 630 atendimentos em quase três semanas de atividades em 2013. Esse resultado, um trabalho vem sendo realizado gratuitamente na Vila Olímpica de Manaus, surpreendeu a equipe, pois representa o dobro do que havia sido estimado.
Por conta disso, a equipe, que ficaria atendendo até o próximo dia 14 na Vila Olímpica, decidiu permanecer no local até o final de fevereiro. Do total de atendimentos realizados nos últimos dias, 202 são processos relacionados, principalmente, a divórcio, pensão alimentícia e ações de cobrança.
De acordo com subcoordenador do projeto, Leonel Alves Feitoza Neto, o número de atendimentos ficou acima do esperado. “Foi um número recorde. Tínhamos estimado cerca de 300 atendimentos. Estamos felizes com esse resultado, que demonstra a confiança do juridiscionado com o serviço da Justiça Itinerante do Amazonas”, declarou.
Divulgação – Ele ressaltou que, em 2013, o projeto completa 10 anos de atividades e a meta é ampliar a divulgação dos serviços oferecidos à população.
O ônibus do projeto está estacionado nas dependências da Vila Olímpica de Manaus, localizada na Avenida Pedro Teixeira, na Zona Centro-Oeste da cidade, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h. A Justiça Itinerante presta atendimentos diversos, de informações jurídicas encaminhamentos para o setor de certidões do Tribunal a ajuizamento de ações de reconhecimento de paternidade, guarda compartilhada, divórcio consensual e pensão alimentícia.
No projeto, o cidadão também pode formular reclamações na área Cível, sem advogado, no valor de até 20 salários mínimos, para cobrança de dívidas, indenização por danos materiais e morais, questões de direito do consumidor, entre outras.
Fonte: TJAM