Justiça Itinerante é tema do Link CNJ desta quinta-feira (14/7)

Você está visualizando atualmente Justiça Itinerante é tema do Link CNJ desta quinta-feira (14/7)
Foto: TV Justiça
Compartilhe

Realizar periodicamente ações que levem a Justiça a populações que residem longe dos grandes centros, em situação de isolamento em área de difícil acesso e sob risco de segurança e vulnerabilidade social. Esse é, na essência, o objetivo da Justiça Itinerante. O programa Link CNJ desta quinta-feira (14/7), às 21h, vai tratar do tema, com destaque para a recente regulamentação da prática pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Durante sessão ordinária no final do mês de maio, o CNJ definiu procedimentos para o funcionamento da Justiça Itinerante em tribunais federais, estaduais e trabalhistas. Os procedimentos estão descritos em resolução que recomenda aos tribunais a realização periódica da Semana da Justiça Itinerante e o estabelecimento de convênios e parcerias com o Ministério Público, a Defensoria Pública e seccionais da OAB para atender a população.

Participam desta edição do Link CNJ, o juiz coordenador da Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT), José Antonio Bezerra Filho, e a defensora pública de Rondônia e representante da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, Débora Machado Aragão.

Além de aproximar fisicamente os serviços da Justiça das pessoas que residem em pontos distantes, o CNJ também quer que o atendimento virtual seja expandido. Para isso, os tribunais devem instalar pontos de inclusão digital. A ideia é criar salas que permitam a realização de atos processuais, principalmente depoimentos de partes, testemunhas por sistema de videoconferência, além de atendimento por meio do Balcão Virtual.

Recomenda-se também que esses ambientes sejam monitorados com mais de uma câmera ou com câmeras 360 graus, de modo a possibilitar a visualização integral do espaço, para permitir que magistrados, integrantes do Ministério Público e partes possam se certificar das condições em que o ato está sendo realizado.

Uma História

No quadro Uma História, a juíza Sandra Silvestre, do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), conta um caso que ela conduziu e demonstra a importância da Justiça Itinerante. A magistrada liderou a libertação de dezenas de trabalhadores rurais, mantidos em regime de escravidão moderna, na divisa de Rondônia com o Acre. O caso de resgate da dignidade humana dessas pessoas teve ainda um episódio pitoresco. Para agradecer o atendimento, os trabalhadores deram à juíza uma pequena parte do que plantavam – abacaxis!

Toda semana o Link CNJ faz o registro das últimas decisões do Conselho Nacional de Justiça e apresenta os destaques das redes sociais do CNJ. Além da transmissão da noite desta quinta, a edição do Link CNJ tem reprises programadas na TV Justiça na sexta (7h), sábado (12h), domingo (14h) e terça-feira (7h30); e também fica disponível no canal do CNJ no YouTube.

Veja como sintonizar a TV Justiça na sua cidade

Ficha Técnica

Link CNJ na TV Justiça
Toda quinta-feira, às 21h

Direção: Betânia Victor Veiga

Equipe CNJ:
André Mota
Daniel Noronha
Gilberto Costa
Gustavo de Oliveira
Hudson Cerqueira
Hugo Santos
Jônathas Seixas
Jhonatan Alves
Juliana Freitas
Juliana Neiva
Luis Marcos
Marcelo Silva
Ricardo da Costa
Thaís Cieglinski

Produção: Bárbara Andrade e Lívia Faria
Edição de texto e apresentação: Guilherme Menezes
Edição de imagens: Patrick Gomes
Cabelo e maquiagem: Lia Brandão
Figurino: Talitha Oliveira
Operadores de câmera: Elias Cardoso, Luís Marcos e Orlando Santos
Estúdio: Gilmar Francisco e Luís Moura
Iluminação: Luís Moura
Diretor de imagem: Wagner Leite
Operador de áudio: David Lima
Operador de teleprompter: Wendel Pereira
Operador de VT: Rogério da Cruz
Núcleo de programação: Rosa Wasem
Núcleo técnico: Fábio Guedes
Núcleo de produção de programas: Flávia Soledade
Supervisão: Coordenadoria de Gestão da TV e Rádio Justiça / Secretaria de Comunicação Social STF

Agência CNJ de Notícias

Reveja a edição no canal do CNJ no YouTube

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais