Justiça Federal se reúne para discutir aplicação de inteligência artificial na 5ª Região

Você está visualizando atualmente Justiça Federal se reúne para discutir aplicação de inteligência artificial na 5ª Região
Arte: JFPE/TRF5
Compartilhe

Apresentar um sistema de inteligência artificial capaz de catalogar e classificar processos, decisões, sentenças e acórdãos com base em algoritmos de forma a gerar um grande banco de dados, facilitando a consulta processual. Este foi o objetivo da reunião realizada na última quinta-feira (10/9) entre o representantes do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e o Centro de Inteligência da Justiça Federal em Pernambuco (JFPE).

Os servidores da Divisão de Sistemas da Subsecretaria de Tecnologia da Informação apresentaram a aplicação Julia, que consiste em um imenso banco de dados, com sistema de buscas, catalogação e classificação de processos com base em algoritmos, com capacidade de autoaprendizagem. A ferramenta serve para facilitar a consulta, que pode ser realizada por assunto, e o trabalho nas unidades integrantes do TRF5.

De acordo com o juiz federal coordenador do Centro de Inteligência da JFPE, Fernando Ximenes, a ferramenta já está em uso para processos em trâmite no âmbito TRF5 e em breve estará disponível para os processos da primeira instância. “O TRF5 tem prestado relevante auxílio às Seções Judiciárias no desenvolvimento de medidas para aperfeiçoar a prestação dos serviços judiciários em primeira instância, a exemplo do que ocorreu com as demandas relativas ao auxílio emergencial e com o represamentos das audiências rurais.”

A reunião contou com a participação da equipe de TI do TRF5, da juíza federal auxiliar da Presidência do TRF5, Joana Carolina Lins Pereira, do diretor do Foro da JFPE, juiz Frederico José Pinto de Azevedo, da juíza Polyana Brito e dos juízes componentes do Centro de Inteligência da JFPE, Fernando Ximenes, coordenador do Centro, Augusto Cesar de Carvalho Leal, Caio Diniz Fonseca, Daniela Zarzar, Danielli Rabêlo Leitão Rodrigues e Marcos Saraiva.

Fonte: JFPE/TRF5