Justiça Federal lançará livro e exposição sobre a herança da escravização no Rio de Janeiro

Você está visualizando atualmente Justiça Federal lançará livro e exposição sobre a herança da escravização no Rio de Janeiro

Em celebração ao Dia da Consciência Negra, a Justiça Federal lançará o livro e a exposição intitulados “Valongo: Justiça pela Memória do Cais”. O evento será realizado no dia 19 de novembro, no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), no RJ.

A iniciativa faz parte do projeto “Valongo: Justiça pela Memória do Cais”, desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social do Conselho da Justiça Federal (Ascom/CJF), a partir de decisão da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ) determinando medidas voltadas à conservação do Cais do Valongo e à promoção histórico-cultural do sítio arqueológico localizado no centro da capital fluminense.

O antigo desembarcadouro é símbolo material do tráfico transatlântico de pessoas escravizadas e foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Mundial.

O lançamento ocorrerá durante a aula magna “Memória da Escravização: o papel da Justiça Federal para a reparação histórica”, promovida pelo Centro de Estudos Judiciários do CJF (CEJ/CJF). O evento é presencial e requer inscrição prévia até 14 de novembro. A programação completa e o link para inscrição estão disponíveis na página do evento.

Livro

Resultado de ampla pesquisa em textos históricos, registros judiciais e documentos oficiais, o livro “Valongo: Justiça pela Memória do Cais” reconstrói, de maneira sintética, a trajetória do Cais do Valongo, desde o período anterior à sua criação até os dias atuais. Unindo linguagem jornalística e artística, a publicação é ilustrada com aquarelas digitais, criadas pela servidora Maria Clara Teixeira de Assis, da Ascom/CJF, que reinterpretam e ressaltam o papel da Justiça Federal na preservação da memória histórica nacional, articulando passado e presente na defesa da justiça social e da reparação histórica.

Exposição

As aquarelas que integram o livro serão exibidas em uma exposição digital que permanecerá aberta ao público, de 20 de novembro a 19 de dezembro, na Galeria Cela, no CCJF. A visitação é gratuita, de terça a domingo, das 11h às 19h.

Mais informações estão disponíveis na página da exposição no site do CCJF.

CCJF — Mostra Cultural Consciência Negra

As atividades integram a Mostra Cultural Consciência Negra, organizada pelo CCJF, reafirmando o compromisso da Justiça Federal com a preservação da memória do povo africano e afrodescendente no Brasil.

O evento ocupará os espaços do CCJF durante todo o mês de novembro, com entrada gratuita, e contará com exposições, apresentações musicais, palestras, oficinas e outras atividades que celebram a cultura afro-brasileira e promovem o diálogo sobre igualdade racial e direitos humanos.

Fonte: CJF