Justiça Federal em Minas Gerais digitalizou 6,4 mil volumes de processos em dois meses

Você está visualizando atualmente Justiça Federal em Minas Gerais digitalizou 6,4 mil volumes de processos em dois meses
Foto: SJMG/TRF1
Compartilhe

O projeto de digitalização e migração para o PJe dos processos físicos em tramitação nas varas federais de Belo Horizonte (MG) está funcionando a todo vapor. A digitalização dos processos teve início em julho deste ano, com a instalação da Central de Digitalização.

Até 31 de agosto último, foram digitalizados 6.439 volumes de processos, correspondentes a 1.374.034 páginas. O feito é resultado do esforço de 40 colaboradores que trabalham em regime de mutirão, divididos em dois turnos. O grupo é formado por 30 auxiliares administrativos, contratados temporariamente desde o dia 20 de julho, e 10 auxiliares pertencentes aos quadros da Justiça Federal mineira.

Segundo o diretor do Núcleo Judiciário e coordenador do projeto de digitalização, Marcos Ricardo Cordeiro, o acervo de processos físicos encaminhado pelas varas dos juizados especiais federais e pelas varas criminais foi totalmente digitalizado.

Os processos estão sendo digitalizados, por grupo de especialidades, de acordo com o cronograma proposto pela Diretoria do Foro, na seguinte ordem: varas de JEF (concluído), varas criminais (concluído), varas cíveis comuns (em andamento) e varas de execução fiscal.

Após serem digitalizados, os processos são compartilhados com as varas de origem para serem conferidos e, em seguida, migrados para o PJe. O acervo das 16 varas cíveis de Belo Horizonte começou a ser digitalizado no dia 17 de
agosto.  “A expectativa é de que o acervo das varas cíveis possa ser finalizado até o final deste semestre ou, se não estiver finalizado, bem adiantado até essa data”, avalia Marcos Cordeiro.

O diretor do NUCJU ressaltou que diversos órgãos, como Advocacia-Geral da União, Ministério Público Federal e Caixa Econômica Federal, e alguns conselhos profissionais têm auxiliado no trabalho de digitalização dos processos, sobretudo dos processos das varas de execução fiscal. Os advogados podem, a partir de agendamento no portal da Seção Judiciária de Minas Gerais (SJMG) do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), retirar processos a fim de digitalizá-los.

“Os advogados agendam com a vara a  retirada de determinado processo para digitalização. Depois, eles devolvem o
processo digitalizado com a respectiva mídia. É um trabalho meramente colaborativo com o Judiciário. A vara recebe o processo digitalizado e migra para o PJe. Todos ganham com mais agilidade na tramitação”, esclarece Marcos Cordeiro.

Fonte: SJMG/TRF1