Justiça Federal da 4ª Região homologou mais de 20 mil acordos em 2020

Você está visualizando atualmente Justiça Federal da 4ª Região homologou mais de 20 mil acordos em 2020
Foto: TRF4
Compartilhe

Durante 2020, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) homologou 20.954 acordos em matérias diversas no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Destes, 1.567 foram na Semana Nacional da Conciliação, promovida de 30 de novembro a 3 de dezembro pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A maioria dos acordos refere-se a temas como previdência, poupança, auxílio emergencial, dano moral e seguro-desemprego.

No primeiro grau do Tribunal, foram contabilizados 9.334 acordos. No segundo grau, o Sistema de Conciliação da 4ª Região homologou 2.286; o Centro de Justiça e Resolução de Conflitos de Florianópolis (SC), 2.428; o Cejuscon de Curitiba (PR), somado ao Núcleo de Conciliação de Curitiba, 4.654; e o Cejuscon de Porto Alegre (RS), 2.252 acordos.

Na análise da coordenadora-geral do Sistema de Conciliação da 4ª Região (Sistcon), desembargadora federal Taís Schilling, “os números deste último ano são reveladores do quanto foi possível manter ativa e aperfeiçoar nossa política de solução adequada dos conflitos, mesmo diante do quadro de isolamento social que a pandemia nos impôs”.

Para Schilling, “houve um grande e vitorioso esforço de adaptação aos novos desafios que surgiram, favorecido, em grande medida, pelo sistema de conciliação virtual, que já estava em funcionamento, e pela criatividade e abnegação de todos os envolvidos, entre magistrados, servidores, advogados, procuradores, partes e demais colaboradores”. Segundo a coordenadora-geral do Sistcon, esse foi um período de muito trabalho conjunto, “que deixa como legado grandes aprendizados que, sem dúvida, contribuirão para o desenvolvimento cada vez maior dos meios de solução consensual”.

Fonte: TRF4