A Justiça Federal de Porto Alegre (RS) concluiu, na sexta-feira (18/10), mais um mutirão de conciliação do sistema de perícias médicas na área previdenciária, o Sicoprev. Durante quatro dias, foram realizadas 656 audiências, com acordos fechados em 98% dos casos. O valor das indenizações pagas ultrapassou R$ 4,6 milhões.
O motorista Moacir Cândido da Silva foi um dos beneficiados pela iniciativa. Com 64 anos, ele abandonou a profissão por problemas de saúde decorrentes de depressão. “Faço tratamento há dois anos e pedi o auxílio-doença. Aqui, fui bem atendido e consegui acordo. Não tenho condições de trabalhar, então, para mim, está bem assim”, afirmou.
Os processos atendidos pelo Sicoprev também envolvem demandas de auxílio-acidente e aposentadorias por invalidez. Implantado em agosto de 2012, o sistema de perícias já recebeu em torno de 15 mil processos, com índices de acordo acima de 90%.
As rodadas de negociação ocorrem mensalmente no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon), localizado na sede da Justiça Federal. O próximo mutirão está previsto para a segunda semana de novembro.
Fonte: JFRS