Justiça Eleitoral realiza primeiro encontro do Laboratório de Inovação

Você está visualizando atualmente Justiça Eleitoral realiza primeiro encontro do Laboratório de Inovação
Foto: TSE
Compartilhe

Equipes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de 16 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) participaram, em 5 de abril, do primeiro encontro dos integrantes do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Justiça Eleitoral (Liods–JE). Instituído pela Portaria TSE nº 747/2020, o Liods-JE é um programa que une o conhecimento institucional, a inovação e a cooperação, com o objetivo de alcançar a eficiência na prestação do serviço público.

No âmbito da Justiça Eleitoral, o programa tem a competência de: promover a gestão dos dados judiciais e administrativos da Agenda 2030; elaborar e implementar plano de ação com soluções conjuntas voltadas à aplicação de inovações que visem simplificar processos e procedimentos de atendimento ao usuário; e incentivar pesquisas, artigos e estudos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; entre outros.

Na abertura do primeiro encontro, o diretor-geral do TSE, Rui Moreira, destacou que este momento de pandemia da Covid-19 reitera a necessidade de investimento em inovação. Ele citou a realização da própria reunião virtual para ilustrar que ferramentas impensáveis antes do novo coronavírus estão se tornando cada vez mais comuns e evitando o deslocamento para o cumprimento de suas tarefas.

Deslocamento foi justamente o tema escolhido pelo diretor-geral para destacar como o Liods-JE pode contribuir para a melhoria dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral aos cidadãos, candidatos e partidos. Para ele, a Justiça Eleitoral vai melhorar ainda mais a sua imagem quando puder evitar a ida dos interessados aos cartórios para resolver qualquer pendência, além de economizar recursos, tendo em vista o alto custo do atendimento presencial.

O Liods-JE é coordenado pelo secretário de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental do TSE, Bruno Andrade, que deixou clara a diferença na condução do Liods pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – que foca em processos jurisdicionais – e pela Justiça Eleitoral – preza pela melhoria dos serviços prestados.

O encontro foi conduzido por Venância Medina, chefe da Seção de Modernização de Serviço ao Eleitor. No primeiro momento, os três representantes de cada Regional e do TSE aprenderam a lidar com a ferramenta Miro, que será utilizada durante os trabalhos. Depois, as demais pessoas integrantes se apresentaram e falaram sobre como podem contribuir para o projeto. A reuniões com representantes estão previstas para ocorrerem trimestralmente e a equipe de coordenação ainda organiza encontros mais frequentes com subgrupos temáticos.

Fonte: TSE