Justiça do Trabalho de MS adere à campanha de prevenção ao glaucoma

Você está visualizando atualmente Justiça do Trabalho de MS adere à campanha de prevenção ao glaucoma
Foto: TRT24
Compartilhe

A cor verde – que esteve na fachada do Fórum Trabalhista de Campo Grande (MS) durante abril, em alusão ao mês de prevenção aos acidentes de trabalho – continuará presente em maio. A ação marca a adesão do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT24) à “Campanha 24 horas pelo Glaucoma”, de incentivo ao diagnóstico e tratamento precoces dessa doença ocular crônica que atinge mais de um milhão de brasileiros e pode ocasionar a perda da visão.

A campanha é promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e marca o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, em 26 de maio. A realização da campanha de prevenção se justifica pelo fato de se tratar de uma doença ocular crônica sem cura, mas que, na maioria dos casos, pode ser controlada com adoção de cuidados adequados e contínuos. Os resultados favoráveis do tratamento, porém, estão diretamente relacionados à precocidade do diagnóstico e rapidez na adoção dos recursos terapêuticos para reduzir as chances de perda da visão.

Apontado pelo Organização Mundial de Saúde (OMS) como a maior causa de cegueira irreversível no mundo, o glaucoma atinge cerca de 65 milhões de pessoas no planeta e é motivo de 4,5 milhões de casos de perda total de visão. Dentre as pessoas acometidas pela doença no Brasil, quase a metade desconhece que é vítima do problema. Isso ocorre por se tratar de um transtorno de evolução silenciosa, sem dor ou incômodo em sua fase inicial, fato que eleva a relevância da realização de campanhas de prevenção e conscientização sobre o problema.

Fonte: TRT24